Amigos e estranhos é promessa de um talentoso diretor australiano

Por Alonso Díaz de la Vega




 
É possível que com a morte de Jean-Luc Godard, que nos ensinou a dialogar não apenas com os personagens e enredos dos filmes, mas com as imagens e os significados produzidos por suas combinações, a busca por um cinema do futuro tenha se acentuado. Em termos bem literais, há e continuará a haver pessoas interpretando outras pessoas, sejam elas inventadas ou não, e alguém que vai dirigir essas cenas e fotografá-las; também haverá aqueles que juntarão as cenas resultantes para moldar narrativas. Porém, o que as grandes indústrias prometem, com suas exceções cada vez mais raras, é continuar esse processo repetindo os mesmos planos, a mesma musicalização que nos diz o que sentir e quando, as mesmas tramas onde os heróis vencem as sombras com algumas dificuldades, quase sempre as mesmas. Se este é o cinema do futuro, o que Godard e seus colegas, tanto conhecidos quanto ainda não descobertos — principalmente descobertos —, representa algumas possibilidades além do nosso tempo. Quem os alcançará, os contornará?
 
O problema não é que existam imaginações capazes de fazer isso, mas que elas sejam difundidas. Quantas pessoas conhecem Ted Fendt, Kamal Aljafari, Sofia Bohdanowicz? A pergunta não implica um julgamento contra os espectadores: a má distribuição e discussão dessas figuras, somada à hegemonia impermeável dos grandes estúdios, afasta-as do público e impede-as que tenham o lugar, em seu tempo, de uma Agnès Varda ou de um Ingmar Bergman. O que a questão aborda é a desesperança produzida por um futuro imaginário em que as pessoas não conhecem os grandes cineastas que surgiram no início deste século, muito menos aqueles que vieram antes. Godard já era conhecido por aqueles que nunca tinham visto um filme seu, mas esse provavelmente não acontecerá com seus contemporâneos de algum renome, como Angela Schanelec ou Tsai Ming-liang.
 
Perante a extinção, pelo menos em teoria, circuitos de exibição, são importantes, pois pretendem levar ao domínio público as figuras mais promissoras do cinema contemporâneo. Embora os esforços de programação exijam ajustes, há pelo menos dois filmes interessantes entre os exibidos numa dessas sessões: Rien à foutre (2021), de Emmanuel Marre e Julie Lecoustre, que apesar de alguns momentos desnecessariamente sentimentais, mais uma vez dá um papel sofisticado a Adèle Exarchopoulos, de Azul é a cor mais quente (2013), e o meu favorito, aquele em que gostaria de me concentrar: Amigos e estranhos (2021), de James Vaughan, que estreou antes na plataforma Mubi.
 
Antes deste primeiro longa-metragem, o australiano Vaughan havia feito apenas alguns curtas como diretor, mas sua fixação pelas interrupções e desconforto aparece em toda sua filmografia como um estilo já plenamente explorado. A habilidade e a originalidade de Vaughan são raras em um cineasta com uma carreira tão curta, e isso nos permite depositar nele pelo menos parte da expectativa por um novo cinema.
 
Amigos e estranhos começa em Sydney, onde Ray (Fergus Wilson) e Alice (Emma Diaz), quase desconhecidos entre si, embarcam em uma viagem para os arredores da cidade. Os protagonistas passam por alguns encontros que parecem não contribuir muito para a trama: uma menina e seu pai conversam com eles sobre a vida cultural em Sydney e depois pedem para Alice experimentar alguns vestidos pertencentes à mãe e à esposa deles, que faleceram. Antes disso, os protagonistas se deparam com um homem que os deixa desconfortáveis ​​ao avisá-los de que não podem acampar em determinada área, e então o reencontram em um momento inoportuno. Vaughan nos promete com isso e a timidez sexual de Ray, uma comédia romântica que nunca acontece porque, de repente, um corte nos leva de uma cena de Alice tirando fotos para um mês no futuro, quando ela mostra as imagens a uma amiga para contar sobre sua decepcionante aventura.
 
A partir daí, Amigos e estranhos conta a história de um dia cansativo para Ray, em que ele tenta chegar a tempo para uma reunião com um cliente para filmar o casamento de sua filha, mas sofre um contratempo atrás do outro, que se acumulam até chegar a um final absurdo, cujos diálogos parecem falar mais sobre as intenções de Vaughan e suas ideias sobre arte do que sobre os problemas de Ray. Essas cenas dão uma inesperada coerência à interrupção inicial ao nos anunciar que a trama não flui para um canal mais ou menos conhecido: é antes um rio cujas curvas pronunciadas lhe dão sentido e, ao mesmo tempo, um clima enigmático do qual brota a trama sobre a juventude em crise e a preocupação com uma sociedade igualmente indefinida em termos de seu passado.  
 
Se, como eu disse antes, o cinema do futuro pode ser encontrado nos antecedentes, Vaughan parece guiado por Robert Bresson, que fragmentou imagens convencionais para encontrar pequenos mistérios no cotidiano representado e na experiência de assistir a um filme. O grande diretor francês raramente emprega planos gerais e evitou imagens de alguns incidentes para mostrá-los por meio do som e das reações dos personagens. Em seus anos mais radicais, era difícil entender se uma cena se passava no mesmo tempo e espaço que a anterior, e os enredos tinham que ser resolvidos pelo público antes mesmo que eles pudessem começar a discutir suas ideias.
 
No começo de Amigos e estranhos, Ray acidentalmente deixa cair uma garrafa de água. A ação acontece fora do enquadramento e é compreendida quando ele a descreve e ouvimos o som do plástico caindo. Mal se vê a cidade nas cerradas imagens, diferentemente daquelas de um filme convencional, que provavelmente nos mostrariam a vistosa Sydney Opera House ou a pôr-do-sol visto da baía para que pudéssemos entender a localização. Vaughan aborda essa técnica com distinção deliberada, enquanto o filme deixa momentaneamente os protagonistas e vagueia pelos arredores em primeiros planos que mostram não os grandes marcos, mas os poemas triviais da arquitetura local em estátuas e parques que sugerem a sangrenta história da Austrália.
 
Esse tema aparece esporadicamente e sem ser discutido em profundidade, talvez propondo o inconsciente de uma sociedade que reconhece mais ou menos seus crimes contra as culturas nativas. Ray lê sobre reparações pela colonização em seu encontro com Alice, e a primeira coisa que os créditos fazem no final do filme é declarar que foi filmado em terras pertencentes aos povos Eora e Ngunnawal. O momento mais satírico acontece quando uma guia turística está prestes a explicar o que aconteceu com os aborígenes na área onde uma casa colonial foi construída e um amigo a interrompe para saudá-la. No restante do filme, Vaughan se concentra nas preocupações de Ray com seu humilde trabalho, sua saudade de uma ex-namorada e a má sorte que o atormenta: a crise individual prevalece simbolicamente sobre a coletiva.
 
Isso explica o humor com que Vaughan expressa os infortúnios de Ray. Sua história, que abrange a grande maioria de Amigos e estranhos, é pequena comparada aos males da história australiana; no entanto, isso não faz com que seja objeto de ridículo. Vaughan usa a estranheza para nos colocar no lugar de seu protagonista tímido, o que é, no mínimo, simpático. Ray pode não ser mais importante que os outros, mas sua vida, galáctica em suas dimensões internas, não é inconsequente, e é por isso que sentimos o mesmo que ele, principalmente em direção ao final.
 
A casa do cliente de Ray é paradoxal, como muitos dos aspectos que já descrevi: é opulenta e repleta de peças de arte; em dado momento, é invadida pelo vizinho do lado com música de câmara, mas todas as obras são desconcertantes, até feias. Nas paredes há pinturas de Lucian Freud e Francis Bacon, e uma composição de Giacinto Scelsi sufoca os cômodos: a expectativa do belo afunda numa espécie de horror; Ray parece ter cruzado para outra dimensão inescrutável, especialmente quando seu cliente tenta acalmá-lo dizendo que não há “nada escondido, raro ou obscuro” na casa. Mais tarde, parece repreendê-lo por suas decisões profissionais, como se personificasse a voz do fracasso dentro de Ray. O mais perturbador de tudo é a descrição da videografia como "fumaça e espelhos" ou dos artistas como pervertidos. Amigos e estranhos atinge seu ápice de estranheza ao descrever as dúvidas e o medo inesgotável de escolher a arte como profissão, mas não tanto pela ansiedade do reconhecimento ou da expulsão, mas pelo medo de ser julgado.
 
Apesar disso, Vaughan filma o que parecem ser suas próprias inseguranças com convicção. O medo o inspira e lhe dá forças para fazer um cinema que não é exatamente novo, mas imensamente esperançoso: um jovem cineasta pensa no cinema quando o faz, diferentemente daqueles que apenas calculam os lucros que cada produção pode oferecer. A imaginação não vai prevalecer sobre o comércio, mas, graças a Vaughan e outros colegas em pleno auge, de alguma maneira, enfrenta isso. 


* Este texto é a tradução livre de “Friends and Strangers es promesa de un talentoso diretor australiano”, publicado aqui, em Gatopardo.

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