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“Pobres criaturas”: ânsias de liberdade (e sexo)

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Por Ernesto Diezmartínez Perto da última parte de Pobres criaturas (Reino Unido, Estados Unidos, Irlanda, 2023), sétimo longa-metragem da bandeira da rara onda grega Yorgos Lanthimos, o advogado bon vivant Duncan Wedderburn (Mark Ruffalo) reivindica sua amante Bella Baxter (Emma Stone) em processo de emancipação que desde algum tempo se torna leitora, deixou de ser engraçada e não fala mais da inusual maneira que fazia antes. Bella levanta os olhos de um livro de Emerson e, tal como uma Diógenes feminina, pede que Duncan se afaste porque está bloqueando a luz do sol.   Quando chegamos a este momento do filme vencedor do Leão de Ouro 2023 em Veneza, a história, livremente inspirada no romance de mesmo título do escritor escocês Alasdair Gray (1934-2019), o filme se transformou de uma espécie de versão feminista de Frankenstein ou o Prometeu moderno (1818) em uma alegre e transbordante apropriação sexual das Aventuras de Alice no país das maravilhas (1865). Na verdade, Pobres criatu