Postagens

Mostrando postagens de janeiro 24, 2024

Os rejeitados. Hollywood regressa aos clássicos de inverno

Imagem
Por Alonso Díaz de la Vega Pode parecer contraditório — ou de fato é — preferir uma nostalgia a outras, mas agarro-me a isso. Quando escrevi sobre Tudo em todo o lugar ao mesmo tempo (2022) encontrei uma armadilha que representava as formas de consumo na pós-modernidade, ou seja, pareceu-me que evocava os filmes de ação de Hong Kong e o cinema romântico de Wong Kar-wai para criar uma identificação com os espectadores que o declarariam um manifesto cinéfilo, embora na realidade esteja mais relacionado ao cinema de multiversos. Por outro lado, quando escrevi sobre jovens cineastas, como James Vaughan ou Ted Fendt, foi muito gratificante vê-los regressar ao estilo de Éric Rohmer, que emergiu nos anos cinquenta para se tornar um dos grandes revolucionários da década seguinte e que produziu um número significativo de descendentes hoje. A diferença fundamental entre cada nostalgia é a intenção: comercial, no primeiro caso, e subversiva, no segundo.   No meio dessas duas tendências surge out