Morte por pós-produção

Por Diego Cuevas


Adrien Brody em Além da linha vermelha.


 
A anedota é bastante popular: em dezembro de 1998, Adrien Brody compareceu à exibição para a imprensa em Nova York de um filme chamado Além da linha vermelha, dirigido por Terrence Malick. O ator sentou-se pela primeira vez assistindo ao filme bastante animado, sem ter visto anteriormente nada do material filmado, mas feliz porque em teoria seu papel no filme era muito importante para a história. A participação nesse projeto significou frequentar um treinamento militar, onde passou sete noites dormindo no meio da selva em uma pequena barraca, muitas semanas de filmagens dando o melhor de si e vestindo todos os dias um uniforme que “nunca se se movimentaram para lavar." Depois de tanto trabalho, e depois de esperar alguns meses para que a pós-produção fizesse a sua parte, Brody finalmente estava prestes a assistir com os jornalistas um corte preliminar do filme, uma versão de duzentos e quinze minutos que Malick nem havia dado permissão para exibir. No final da passagem, Brody saiu do teatro com o nariz torcido em ângulos impossíveis. Porque, nas mais de três horas e meia de filmagem que acabavam de ser projetadas, sua presença na tela foi reduzida a cinco minutos e algumas frases.
 
O rumor geral, as centenas de artigos na Internet sobre o assunto, e até a própria Internet Movie Database em sua seção de curiosidades sobre o filme, garantem que no roteiro inicial o personagem de Adrien Brody, o cabo Geoffrey Fife, era o protagonista principal. do filme. Mas é pouco provável que isso fosse verdade, e é mais provável que seja um fato fantasioso que alguém tenha acrescentado algo à fofoca para torná-la mais colorida e dramática. Há quem sugira que esse mal-entendido tenha sido ao fato de que no romance homônimo em que o filme se baseia, um texto assinado por James Jones e publicado em 1962, o bom e velho Geoffrey Fife é a alma da história. Mas isso também não é verdade, porque a referida obra literária é uma narrativa coral sobre uma companhia de soldados, sem um protagonista óbvio. No livro, Geoffrey Fife era outro personagem da tropa, um idealista aterrorizado pela insensatez da guerra que também lutava com o conflito de ter que aceitar a própria homossexualidade em meio a tanta algazarra belicosa. Houve um longa-metragem anterior filmado por Andrew Marton em 1964 que já havia adaptado as páginas de Jones para a grande tela, e que também se chamava Além da linha vermelha, mas nesses fotogramas o cabo Fife também não liderava a trama.
 
Deixando de lado as hierarquias de papéis de lado, o que nos interessa aqui é o choque inesperado. Brody estava orgulhoso de seu trabalho e o fato de descobrir, de surpresa e em público, que havia sido escondido daquela forma foi um impacto tremendo para ele: “Fui tão profissional e estive tão focado para dar tudo de mim. E então não consegui nada... no que diz respeito a poder testemunhar o meu próprio trabalho. Foi extremamente desagradável, porque eu já tinha começado a fazer campanha para um filme em que nem participava. Terry [Malick] mudou todo o conceito do filme. Nunca havia acontecido algo assim comigo.” Como bem apontava o pobre coitado, o mais triste é que naquela época ele já metia o nariz em entrevistas, e sessões de fotos de página inteira, para divulgar uma obra em que havia sido condenado a algo muito próximo da morte por pós-produção.
 
Morte por Terry
 
O que fizeram com Brody em Além da linha vermelha foi uma grande sacanagem, mas não é tão surpreendente se levarmos em conta quem era o criador do filme. Porque Terrence Malick sempre foi um diretor muito especial. Ao montar aquele drama de guerra, o cineasta não demorou a se atrasar por reescrever o roteiro mil vezes entre uma filmagem e outra, ou entregava a Nick Nolte seis páginas com um poema e pedia-lhe que buscasse ganhar a vida trabalhando a partir daí. Atrás das câmeras, Malick filmava uma quantidade absurda de horas, repetindo as mesmas tomadas durante a madrugada, a tarde e a noite de cada dia, para ter material para escolher ao entrar na sala de edição. Além disso, o diretor também tinha o curioso hábito de afastar a câmera da ação, e dos atores perplexos, para filmar por vários minutos um pássaro cuco, ou algum galho que lhe parecesse especialmente interessante.
 
O problema de tudo isso é que na hora de editar o que foi filmado e construir o filme o sujeito tinha muita dificuldade. Repassava as toneladas de celuloide, usando sem hesitação uma tesoura e sem levar em conta o que se passava pela frente, condenando alguns atores a sofrerem destinos semelhantes ao de Brody. No caso de John Travolta e George Clooney, as suas participações em Além da linha vermelha foram reduzidas a entradas especiais tão fugazes que passam despercebidas se o espectador piscar o olho mais demoradamente. E nem mesmo eles estavam em pior situação no referido filme, porque havia ou outros que sofreram a verdadeira morte pós-produção de Terry: Mickey Rourke, Bill Pullman e Lukas Hass participaram das filmagens, mas foram completamente excluídos da versão final para os cinemas. Uma das cenas de Rourke seria recuperada anos depois, na edição caseira em Blu-ray da Criterion, mas Pullman e Haas tiveram que se contentar em se tornarem aparições fantasmagóricas do marketing paralelo: o rosto do primeiro apareceu em algumas imagens promocionais prévias, e o segundo pôde ser visto em uma foto do livreto que acompanha o CD da trilha sonora. Billy Bob Thornton foi outra vítima nessa guerra, embora no caso dele não tenha sido eliminada sua presença física, mas sim sua trilha sonora: Thornton gravou uma narração de três horas para o filme sob a supervisão de Malick, mas o diretor decidiu descartá-la completamente e colocar os monólogos dos atores no lugar.
 
A verdade é que o tesouraço traiçoeiro era normal quando se trabalhava com Terry. Christopher Plummer ficou envenenado com o diretor ao descobrir que a maior parte do seu trabalho em O novo mundo (2005) tinha sido cortado sem aviso prévio: “Malick é fascinado pela natureza e dedica-se a cortar repentinamente a sessão para registar pássaros […] Você está representando uma cena com paixão e ele lhe diz com aquela estranha voz sulista misturada com sotaque de Harvard e Oxford: ‘Ah, pare um momento, Chris. Acho que vejo uma águia-pescadora ali. Você se importa se eu fizer algumas tomadas?’ […] Quando vi o filme e descobri que mal estava nele, escrevi uma carta muito irritada para ele, tinha mandado minha atuação à merda”. Anos mais tarde, Plummer continuou a ter respeito e ressentimento por ele: “Eu amo alguns de seus trabalhos, mas o problema de Terry é que ele precisa de um roteirista. Porque ele reescreve até parecer pretensioso... e edita seus filmes de tal maneira que acaba eliminando todo mundo deles”.
 
Sean Penn também sofreu uma boa trolagem de Malick quando na montagem de A árvore da vida (2011) modificou completamente seu personagem, papel que o havia fascinado no roteiro e apareceu outro na tela: Penn admitia que não entendia muito bem qual sentido tinha para ele aparecer no produto final, embora tenha incentivado todos a verem o filme sem muitos ressentimentos. To the Wonder (2012) foi outro longa-metragem em que o cineasta realizou um belo expurgo de celebridades na sala de edição. Porque durante a pós-produção do material, o homem destruiu sem remorso todas as cenas de Jessica Chastain, Rachel Weisz (que tinha bem claro de antemão que isso poderia acontecer), Amanda Peet, Barry Pepper ou um Martin Sheen que não ficou também incomodado com isso, porque ele havia filmado apenas um dia e ao acaso, quando depois de passar no set para cumprimentar foi convidado por Malick para passar à frente da câmera.
 
Em 2013, Hollywood inteira já sabia bem qual era a mancada de Malik. Michael Fassbender e Christian Bale participaram em De canção em canção explicando à imprensa que até verem a obra finalizada não estava claro se faziam parte do elenco. O primeiro atuava como narrador e o segundo comentava que filmou “durante três ou quatro dias, o que no mundo de Terry significa que você nunca me verá no filme”. Fassbender finalmente escapou do corte, mas Bale foi deixado na sarjeta junto com outra coleção de estrelas que, apesar de filmadas, também foram massacradas pela pós-produção: Benicio del Toro, Haley Bennett, Boyd Holbrooke, Angela Bettis, Trevante Rhodes, o músico Iron & Wine e as bandas Arcade Fire ou Fleet Foxes.
 
Morte na pós-produção devido a problemas pessoais
 
Além das vítimas de Terrence Malick, o recurso de mutilar ou eliminar completamente algumas atuações é comum no mundo do cinema. Uma solução incômoda que deu origem a um punhado de anedotas curiosas, tanto pelos motivos que justificaram o corte, como pelas suas consequências, ou pelos nomes famosos envolvidos.
 
Em O rei da comédia (1983), o filme de Martin Scorsese que Coringa detonou impiedosamente para bancar o inteligente, a figura de Liza Minnelli representa uma situação muito especial como uma estrela que ao mesmo tempo está e não está na versão final, ou o que poderíamos chamar de Minnelli de Schrödinger. O filme se centrava em um comediante de stand-up fracassado (Robert De Niro) que é muito obcecado pelo apresentador de um talk show de sucesso (Jerry Lewis). E o fato é que Minelli filmou diversas cenas interpretando-se como convidada do fictício programa de televisão, sequências em que também cantava a popular “New York, New York” durante um número musical, mas toda a sua intervenção acabou sendo amputada do filme durante o processo de edição. O engraçado é que o personagem de De Niro era louco o suficiente para ter construído em seu porão uma réplica do cenário daquele talk show dirigido por Lewis. Um art attack incluía até versões em papelão em tamanho real do apresentador e de seus convidados. Entre eles, era possível ver uma fotocópia em cartolina de Liza Minelli. É assim que, no fim, a mulher não estava no filme, mas ao mesmo tempo estava. Na verdade, figurava nos créditos por causa daquele doppelgänger de celulose.
 
O caso de Mel Blanc é curioso porque não envolveu o desaparecimento de um personagem, mas sim o desaparecimento de sua voz. Blanc era aquele cavalheiro popularmente apelidado de “O homem das mil vozes”, um título que obteve com honra ao dublar centenas de estrelas de desenhos animados, incluindo Pernalonga, Patolino, Piu-Piu, o marciano Marvin, Eufrazino, Ligeirinho, Taz, Papa-Léguas, Frajola, Porky, o combo formado por Tom e Jerry, Capitão Caverna, ou Barney e Dino em Os Flintstones. O trabalho de Blanc foi desenvolvido principalmente sob o amparo da Warner Bros e da Hanna-Barbera, contando apenas com duas colaborações específicas em filmes da Disney. Uma delas foi no extraordinário Uma cilada para Roger Rabbit (1988), embora aqui existisse um truque: aquele longa-metragem supunha uma associação inédita e louca entre várias companhias que eram rivais para executar um crossover colossal de desenhos animados em que Blanc foi encarregado de interpretar sua parte made in Warner para a qual normalmente dublava. O outro projeto da Disney do qual participaria aquela ilustre voz ocorreu alguns anos antes e não foi agradável. Na Disney contrataram Mel Blanc para o filme Pinóquio (1940), dando-lhe o papel do gato Gideão, um dos vilões do filme, e o homem teve a ideia de entonar suas falas dando ao personagem uma voz de bêbado. Walt Disney não gostou nada daquela atuação e decidiu eliminar todos os diálogos gravados por Blanc, transformando Gideão em um felino mudo. Mesmo assim, algo de Blanc sobreviveu ao corte. E é por isso que não é errado dizer que a obra daquele homem vive entre os fotogramas de Pinóquio, pelo menos tecnicamente: o filme contém exatamente três soluços de Gideão interpretados por Blanc. Dois dos quais podem ser ouvidos neste clipe.
 
Muitos cineastas executaram o corte por razões práticas, muitas vezes relacionadas ao ritmo da narrativa. Ao falar sobre Selvagens (2012), longa-metragem baseado no livro homônimo de Don Wilson, o diretor Oliver Stone explicava que dirigiu e filmou diversas cenas em que Uma Thurman interpretava maravilhosamente a mãe de Ophelia Sage (Blake Lively). Uma gravação que acabou por não ser aproveitada porque a nona arte já tinha muita corrida de cavalos segundo o cineasta: “Foi bastante intenso, e tivemos que cortar personagens que apareciam no romance. O papel de Uma e suas cenas eram boas, mas nesse trabalho não se tem tempo para tudo. Temos um objetivo no filme, e o objetivo é ultrapassá-lo, isto é uma corrida de cavalos.”
 
Passado um hiato de quatro anos, Os diamantes são eternos (1971) marcou o retorno de Sean Connery ao smoking do agente 007 e uma piada às custas do referido traje de Sammy Davis Jr. Interpretando a si mesmo, e afixado pela roleta de um cassino, o membro do Rat Pack filmou uma pequena participação onde, ao ver o James Bond de terno entrar na sala, deixava escapar um: “Não vão encontrar um bolo de casamento grande o suficiente para colocá-lo em cima”. Infelizmente, os editores observaram que a piada estava destruindo o fluxo da cena e decidiram jogar o pobre Davis Jr. na lata de lixo.
 
Na hora de ambientar O Senhor dos Anéis: o retorno do rei (2003), encerramento da trilogia baseada nos livros de J. R. R. Tolkien, o diretor neozelandês Peter Jackson se deparou com um grande problema: havia filmado a morte de Saruman (Christopher Lee), mas não sabia onde encaixá-la naquela terceira sequência. Seu plano inicial era colocá-lo no início do filme, mas ao fazê-lo descobriu que na prática aquilo pareceria estranho, como um clímax que pertencia ao filme anterior e deslocado no presente. No final, optou pela solução mais radical e descartou toda a cena. O drama surgiu logo depois, quando Christopher Lee descobriu que não fazia mais parte de O retorno do rei, apesar de ter trabalhado nele. O ator ficou com tanta raiva que nem se deu ao trabalho de comparecer à estreia oficial. Poucos meses depois, a versão estendida publicada em DVD aproveitou para recuperar e reinserir os planos em que Saruman atuava. E desde então, os fãs não conseguem concordar se isso é bom ou ruim para o conjunto da obra, porque a verdade é que o episódio é um tanto ridículo: a sequência (disponível aqui) inclui um diálogo entre pessoas no topo de uma torre e pessoas no nível do solo, uma bola de fogo CGI de saldo, Saruman fazendo varandas e um empalamento mais afundamento que lembra um pouco Looney Tunes.
 
Amaldiçoados (2005), sobre lobisomens que você pode perfeitamente evitar, teve uma produção que, fazendo jus ao título da obra, repleta de calamidades. Embora a culpa neste caso não tenha sido tanto dos licantropos, mas de outro tipo de predador: os sacanas Weinstein. Com os últimos seis dias de filmagem ainda por terminar, o diretor Wes Craven estava quase fechando o filme quando a produtora liderada pelos irmãos Bob e Harvey Weinstein (Miramax) o obrigou a parar tudo porque não estavam satisfeitos com o rumo que estava tomando o enredo. Depois de muita luta, e com uma montagem quase definitiva de Craven circulando pelos escritórios, os produtores manda-chuvas mandaram reescrever e refilmar tudo desde o início, mantendo apenas onze minutos da versão anterior. Craven concordou relutantemente, e o resultado foi uma solene porcaria. Além do mais se levou adiante os Skeet Ulrich (que decidiu não participar das novas filmagens após ler o segundo roteiro), James Brolin, Illeana Douglas, Heather Langenkamp, ​​​​Corey Feldman, Scott Foley, John C. McGingley e Omar Eps. Um grupo de atores e atrizes que já haviam filmado suas cenas antes da catástrofe executiva. O mais trágico é que Amaldiçoados não só aniquilou seres da natureza humana durante a pós-produção, mas também alguns monstros: os lobisomens desenhados pelo lendário criador de efeitos especiais Rick Baker (sujeito que detém o recorde de Oscar de melhor maquiagem, sete ao todo) foram substituídos por uma horrível CGI.
 
E.T., o extraterrestre (1982) é um dos casos mais marcantes de um renomado ator condenado a uma cena deletada. Porque Steven Spielberg teve a ideia de colocar o próprio Harrison Ford, o herói definitivo, ocupando o cargo de diretor da escola de Elliot (Henry Thomas). Foi uma aparição velada, uma pequena sequência na sala da autoridade escolar onde o rosto de Ford não se deixava ver, mas se ouvia dele um sermão para o menino pouco antes de ele começar a flutuar em uma cadeira atrás de suas costas. No final, Spielberg decidiu não usar o material por considerá-lo que destoava muito do filme. A cena foi incluída como um extra chamativo na versão em laserdisc de E.T. lançada em 1996, embora surpreendentemente nunca tenha sido incluída nas edições domésticas subsequentes em DVD e Blu-ray. Na internet, como sempre acontece, um ser de luz teve o cuidado de enviá-lo ao YouTube para satisfazer os curiosos.
 
Morte por amor não-correspondido
 
Em inúmeras ocasiões, personagens foram descartados por assumirem algum tipo de interesse romântico que poderia turvar a trama. Andy García aceitou um papel em Mentes perigosas (1995) em torno de Michelle Pfeiffer, mas não ficou muito surpreso quando os responsáveis ​​pelo filme concordaram em eliminá-lo completamente da história. Porque era isso que ele próprio pensava desde o início: Li o roteiro e disse-lhes vocês não precisam disto [] Eles escreveram um arco narrativo completo sobre aquela relação, filmamos e depois decidiram que era desnecessário para a história principal. Mas cobrei o cachê.” Ellen Pompeo (A anatomia de Grey) interpretou a ex-namorada de Joel Barish (Jim Carrey) no (fantástico) Brilho eterno de uma mente sem lembranças (2004), mas o diretor Michel Gondry o deixou de lado propositalmente durante a pós-produção quando observou que sua presença distorcia a forma como o público perceberia Joel. A atriz Michelle Monaghan interpretou um meio humano meio demônio que flertava com Keanu Reeves na primeira versão do recuperável Constantine (2005). Uma bobagem da qual ninguém lembra porque nunca foi vista na tela: aquele pobre diaba foi descartado da narrativa por motivos dramáticos, para acentuar a solidão do protagonista.
 
Paul Rudd, aquele sujeito que já vem com aparência de boa pessoa, tinha uma pequena intervenção em Missão madrinha de casamento (2011) protagonizando um encontro desastroso com Kristen Wigg. Uma sequência que a longo prazo seria cortada porque defenestrava o ritmo da ópera. Shailene Woodley filmou algumas cenas como Mary Jane ao lado de Andrew Garfield em O espetacular Homem Aranha 2: a ameaça de Electro (2014). Mas todas as imagens acabaram sendo jogadas em alguma lixeira para não atrapalhar o caso de amor entre o Homem-Aranha e Gwen Stacy (Emma Stone). A versão de abertura de Jogos, trapaças e dois canos fumegantes (1998) apresentava a supermodelo Claudia Schiffer como namorada de Eddy (Nick Moran). Até que os test screenings realizados antes da estreia demonstraram que a mulher causava rejeição no público, o que fez com que sua figura fosse eliminada da obra final em nome da bilheteria.
 
O interesse romântico mais notável, devido às suas curiosidades judiciais, foi o que demonstrou fugazmente Himesh Patel e Ana de Armas em Yesterday: a trilha do sucesso (2019). Os dois compartilharam uma cena em que o primeiro deslumbrava a segunda cantando “Something” dos Beatles. Uma sequência que Danny Boyle decidiu não incluir na versão final porque, durante as exibições anteriores, o público pareceu não gostar da ideia de ver o protagonista flertar com outra pessoa que não Lily James. O verdadeiro delírio veio depois: apesar de não aparecer no filme, Ana de Armas apareceu no trailer oficial, e isso confundiu alguns espectadores, Peter Michael Rosza e Conor Woulfe, que alugaram o filme por quatro dólares no Google Play com muita vontade de encontrarem nele a atriz hispano-cubana, de quem eram grandes fãs ou algo parecido. Ao descobrirem que a menina não aparecia de nenhuma maneira em Yesterday, essas duas pessoas processaram a produtora Universal por propaganda enganosa, solicitando cinco milhões de dólares para serem distribuídos entre os consumidores afetados. E alegando que até alugaram o filme duas vezes para ver se na segunda vez encontravam uma versão estendida do filme com Armas. Um juiz rejeitou a questão meses depois, mas todos rimos quando vimos a notícia.
 
Morte por pós-produção pop
 
O mundo dos quadrinhos também gostou de muita tesoura dançando na sala de edição. Numa altura em que a Marvel cinematográfica não estava no caminho certo, e em que não era necessário ver meia centena de filmes e séries para saber de onde tinham vindo tantos super-heróis, Ben Affleck reprisou o papel de Matt Murdock (também conhecido como Demolidor) filmando uma participação especial para Elektra (2005) que no longo prazo não faria parte da edição final. Nas dependências da DC, Aquaman 2: o reino perdido (2023) realizou uma dança confusa entre morcegos: os responsáveis ​​ordenaram que Michael Keaton se fantasiasse de Batman e gravasse alguns minutos para o filme. Uma espécie de participação especial ilustre que serviria para conectar The Flash (2023), outro filme em que Keaton também apareceu como o Senhor da Noite, com os salpicos de Jason Momoa. Mas quando as coisas começaram a ficar complicadas com a produção de The Flash, porque Ezra Miler estava no modo berserker pela vida real, concluiu-se que seria melhor lançar Aquaman 2: o reino perdido primeiro. E também que, ao mudar a ordem dos lançamentos, não fazia muito sentido mostrar na tela um Batman que ainda não havia sido apresentado formalmente à sociedade. Para consertar, descartaram o trabalho de Keaton e chamaram Ben Affleck, o homem que usava a máscara do justiceiro nos anos anteriores, que filmaria novamente a participação especial de Batman. No longo prazo, a desastrada sequência do universo cinematográfico da DC levou à decisão de reiniciar no futuro toda a franquia, com novos atores e sob a direção de James Gunn. Como esse reboot era iminente, concluiu-se que não seria uma boa ideia usar um Batman já vencido, e todo o material filmado por Affleck também foi parar no lixo. No final, Aquaman 2: o reino perdido foi apresentado com 0% do Batman e meses depois da estreia de The Flash.
 
X-Men: dias de um futuro esquecido (2014) passou por uma estranha reversão da morte pós-produção. Ou algo como uma ressurreição pós-pós-pro. O roteirista Simon Kinberg tinha grandes planos para Vampira (Anna Paquin), mas devido à agenda lotada da atriz ele foi forçado a abandoná-los, escrevendo uma nova subtrama para a super-heroína, muito mais simples em relação ao que foi planejado no começo. O problema é que os produtores não acolheram bem esse arco narrativo, por considerarem que ele não contribuía em nada para a trama principal do filme e ordenaram que fosse totalmente descartado, transformando a participação de Vampira em pouco mais que uma entrada especial na versão exibida nos cinemas. O curioso é que as imagens descartadas foram incluídas como mero extras nas primeiras edições domésticas, mas acabaram sendo reinseridas na história posteriormente, dando origem a uma nova montagem do filme que foi comercializada em Blu-ray como a Edição vampira.
 
Duro de matar: um bom dia para morrer (2013) foi outro que passou por uma jogada inusitada aproveitando o formato doméstico, embora seu caso tenha sido exatamente o oposto do que aconteceu em Dias de um futuro esquecido. Naquela quinta parte do tiroteio de John Mclane (Bruce Willis), a atriz Mary Elizabeth Winstead reprisou o papel da filha do herói, papel que ela já havia desempenhado em Duro de matar 4.0. O ruim é que a mulher só pôde ser vista nas exibições dos cinemas, pois quando o filme de 2013 chegou ao mercado comum, numa caixa jocosamente rotulada como Edição estendida, todos ficaram bastante chocados ao descobrir que Winstead havia desaparecido completamente da história. Foi um movimento comercial sem lógica, porque um mundo sem Ramona Flowers é um lugar onde não vale a pena viver.
 
No início dos anos 2000, três dos cinco integrantes da boyband *NSYNC foram convidados a sacar seus sabres de luz e sacudi-los para toda a galáxia no filme Star Wars: episódio 2 – ataque dos clones (2002). Aparentemente, a filha do produtor Rick McCallum era uma grande fã da banda, e George Lucas concordou em escalar aqueles moleques, como breves participações especiais, na pele dos jedis que apareciam a reboque durante a batalha de Geonosis. O trio escolhido para empunhar as espadas era composto por Chris Kirkpatrick, JC Chasez e Joey Fatone, com Lance Bass e Justin Timberlake de fora por motivos que não ficaram totalmente claros. Os rapazes fizeram um curso expresso de luta intergaláctica e filmaram algumas cenas brincando de serem jedis: “O mais idiota é que quando se está fazendo a cena você não para de fazer aquele barulho de ‘siuumm siummm’ com a boca feito um estúpido”, apontaria Fatone. Ao montar o filme, a Lucasfilm argumentou que não há nada mais perigoso neste planeta do que um fã de Star Wars irritado com algo que ele considera uma blasfêmia ao seu universo ficcional. E eles finalmente decidiram não incluir *NSYNC no Episódio 2.
 
O rapper Ghostface Killah concordou em aparecer no Homem de Ferro (2008) com uma aparição fugaz, um aceno que foi filmado mas que no final os responsáveis ​​​​pela edição acabaram abandonando o registro. E o caso do cantor de glam rock Garry Glitter em O mundo das Spice Girls (1997) foi um Eu-deste-degenerado- não-conheço-nada. O britânico participou, com uma pequena entrada nas filmagens daquele marciano filme para fãs das Spice Girls. Mas, a poucas semanas da estreia, Glitter levou seu laptop para consertar e no serviço técnico descobriram que aquele fulano acumulava uma coleção de pastas cheias de pornografia infantil. Diante do escândalo, os responsáveis ​​pelo filme eliminaram rapidamente do longa-metragem os planos protagonizados por Glitter. O filme pode ser ruim, mas pelo menos não contém alguém que, como foi descoberto mais tarde durante vários julgamentos e condenações, era um monstro do mundo real.
 
Austin Powers (1997) conteve morte por pós-produção dependendo de onde foi lançado. E isso porque as aventuras daquele Mike Myers com dentes britânicos foram projetadas em sua terra natal, os gloriosos Estados Unidos da América, privadas de uma das melhores piadas do roteiro: as reações dos parentes dos assassinos (esses adereços secundários) que morreram durante a aventura. Cenas estranhamente dramáticas, e fora da trama principal, em que próximos ao falecido honravam sua memória e lamentavam o perigo de trabalhar como um vilão aleatório para um supervilão. Algumas piadas muito lúcidas que foram eliminadas da montagem estadunidense por se considerar que atrasavam o ritmo geral do filme. Por outro lado, as passagens seriam incluídas, e muito celebradas, nas versões estrangeiras do filme. O que nos interessa aqui é que uma dessas sequências: a passagem em que os amigos do capanga John Smith o esperavam para comemorar sua despedida de solteiro era comandada por um rosto famoso — Rob Lowe. Ou o cavaleiro que, ao receber a notícia da morte do amigo, pronunciava a (impagável) frase “Ele morreu? Decapitado por um robalo mutante mal-humorado?” Uma aparição breve, mas simpática, que os estadunidenses perderam porque estavam ansiosos para usar uma tesoura. Rob Lowe, aliás, faria parte do elenco oficial da continuação Austin Powers: o agente Bond Cama (1999), interpretando a versão jovem do agente Número Dois (Robert Wagner).
 
Christopher Lambert filmou cenas de As aventuras do Barão Munchausen (1988) de Terry Gilliam, mas todas foram descartadas. O mesmo aconteceu com Ashley Judd em Assassinos por natureza (1994), com Macaulay Macaulay Macaulay Culkin em Nascido em 4 de julho (1989), com Liv Tyler e Tracey Ullman em Todos dizem eu te amo (1996), com Sam Rockwell em Jarhead (2005), com Elizabeth Berkley em Caçadores de emoção (1991), com Tobey McGuire em As aventuras de Pi (2012) do qual foi cortado por ser um rosto muito famoso, com Jack Black com Amor à queima-roupa (1993), com Harold Ramis em Alta fidelidade (2000) ou James Gandolfini com Tão forte e tão perto (2011).
 
Morte em pós-produção por morte
 
La Toya Jackson foi uma das vítimas de Brüno (2009) idealizado e estrelado por Sacha Baron Cohen sob a direção de Larry Charles. Um mockumentary entregue mais uma vez à comédia suicida que Cohen costumava fazer: interpretar personagens extremamente fora do comum para enganar pessoas reais, famosas e anônimas, levando-as a cenários e situações tremendamente absurdas. Depois do impacto e do sucesso de Borat (2006), Cohen deixou claro que para superar isso era necessário aumentar muito mais os riscos. E assim, contando com o papel de Brüno, um jornalista austríaco übergay do mundo da moda que nasceu em Da Ali G show, o filme embarcou em ocorrências muito mais extremas e agressivas: uma visita a uma verdadeira orgia swinger; apresentar um bebé como uma criança adotada num programa de televisão, e perante um público afro-americano, após alegar que foi adquirido na África em troca de um iPod; envolver um ex-agente do Mossad e um político palestino numa pantomima de paz; oferecer um primeiro plano de seu pênis dançante gritando para a câmera; despertar paixões em Israel; ou fazer um show supostamente hétero que degenera em algo muito, muito gay diante de um público formado por caipiras homofóbicos.
 
No caso de La Toya, Cohen conseguiu filmar uma entrevista com a cantora, convidando-a para um aperitivo que envolvia usar mexicanos como cadeiras e provar sushi servido no corpo nu de outro mexicano peludo e acima do peso. Durante aquele encontro glamoroso, a comediante conseguiu pegar o celular da convidada e procurar em sua agenda o número de seu irmão, Michael Jackson, fazendo com que Toya, bastante irritada, decidisse encerrar o encontro. A estreia de Brüno estava marcada para a tarde do dia 25 de junho de 2009 em um cinema de Los Angeles. Mas naquela mesma cidade e naquele mesmo dia, algumas horas antes, algo inesperado aconteceu: Michael Jackson foi encontrado morto na mansão que alugou no bairro de Holmby Hills. Contra o relógio, os responsáveis ​​pelo filme pegaram o arquivo e eliminaram a cena de La Toya, porque uma coisa era transgredir e outra era exagerar. Eles anunciaram que estavam fazendo isso por respeito à família Jackson e prometeram que esse episódio nunca seria reinserido no filme. Poucos meses depois, a cena do body sushi, La Toya e o telefone foi incluída como bônus entre os extras do DVD de Brüno


* Este texto é a tradução livre de “Muerte por postpro” publicado aqui, em Jot Down.

Comentários

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

A poesia de Antonio Cicero

Boletim Letras 360º #609

A ópera da Terra ou a linguagem de Gaia: Krakatoa, de Veronica Stigger

Boletim Letras 360º #600

É a Ales, de Jon Fosse

Boletim Letras 360º #599