No início da década de 1970, o
prestigiado crítico de arte Josef Paul Hodin (1905-1995) encontrou uma velha
caixa de metal cheia de manuscritos no porão de sua casa em Hampstead, Londres.
Ele próprio havia jogado fora os romances e contos que escreveu nos anos 1930,
enquanto percorria a Europa. Havia deixado sua cidade natal, Praga, no início
da década, e chegaria a Londres em 1944, depois de passar por Berlim, Paris e
Estocolmo. No final da guerra, a sua promissora carreira como escritor, interdita
por Adolf Hitler quando o ditador ainda estava apenas a despontar, era
definitivamente uma coisa do passado. Como judeu, sofrera as implicações do
estopim Goebbels: “O judeu, quando escreve em alemão, mente”. Seus pais foram
assassinados em Auschwitz. E com o passar dos anos ele se tornaria um dos
críticos mais respeitados do Reino Unido.
Na década de oitenta, Hodin,
biógrafo de artistas como Edvard Munch ou Oskar Kokoschka, publicou na Alemanha
esses primeiros romances, elogiados na sua época por Stefan Zweig ou Heinrich
Mann. Mas a sua história mais memorável, que publicaria em 1985 — três décadas
depois de a terminar — foi a sua autobiografia:
Dieses Mütterchen hat
Krallen. Die Geschichte einer Prager Jugend (Esta pequena mãe tem garras. A
história de um jovem de Praga, em tradução livre), um documento único sobre
aquela cidade desaparecida que, como disse Musil, era “o centro da Europa”,
onde se cruzavam “os antigos eixos do mundo”.
O título dessa autobiografia, que
reproduz a famosíssima citação de Franz Kafka sobre a sua cidade natal, mostra
a ascendência que o autor de
A metamorfose acabaria por ter sobre os
escritores de língua alemã em Praga, muitos deles eclipsados pela
impressionante presença do planeta kafkiano. Fora desse círculo, a sorte desses
escritores tem sido irregular. A literatura alemã de Praga permanece
parcialmente desconhecida, exceto pelo trio formado por Rainer Maria Rilke,
Kafka e Franz Werfel.
Precisamente a apresentação de um
livro de Rilke,
Leben und Lieder (1884), marca o início do meio século
dourado das letras alemãs na atual capital checa, uma literatura brutalmente
interrompida em 1939 com a invasão alemã e posterior destruição, por vezes
através do exílio, da comunidade judaica da cidade, que incluía a grande
maioria dos mais proeminentes escritores de expressão germânica. É
surpreendente verificar que nem mesmo os livros de Max Brod sobre os círculos
literários das primeiras décadas do século, como
Der Prager Kreis (O
Círculo de Praga, em tradução livre), estão até agora disponíveis na nossa
língua.
Brod dedica quinze páginas desse
livro ao escritor cego Oskar Baum (1883-1941), presença regular nos diários de
Kafka. Baum tem pelo menos um romance admirável:
Die Tür ins Unmögliche (A
porta para o impossível, em tradução livre), de 1920. Conta a história de
Krastnik, um funcionário público que, após assumir a culpa por um crime que não
cometeu, se apresenta diante das massas como um novo messias. Não é de
surpreender que o romance tenha obcecado o próprio autor de
O processo,
que o leu diversas vezes e transmitiu seu entusiasmo ao escritor.
Outro autor destacado, este mais
jovem, foi H. G. Adler (1910-1988), que sobreviveria ao desaparecimento dos
judeus alemães de Praga, a cuja memória dedicou a sua obra. Poeta, romancista e
historiador do Holocausto — é autor da monumental monografia
Theresienstadt
1941 a 1945 —, de H. G. Adler, se destaca
Eine Reise (A viagem, em
tradução livre), um romance-chave sobre as deportações nazistas, “o livro
clássico sobre este tipo de viagens” conforme disse Elias Canetti. Autor muito
prolífico, outras de suas grandes obras ainda são desconhecidos, como o romance
autobiográfico de 1948,
Panorama, no qual o autor repassa a sua infância
em Praga, sua passagem por Theresienstadt e Auschwitz e, finalmente, seu exílio
na Inglaterra.
De Johannes Urzidil
(1896-1970), outro autor de Praga que sobreviveria aos nazistas, há o
Prager
Triptychon (Tríptico de Praga, em tradução livre) e o curioso
Das Gold
von Caramablu (O ouro de Caramablu, em tradução livre), de temática basca,
embora a maior parte da sua obra não tenha sido traduzida para o espanhol.
Recomendamos apenas um título:
Da geht Kafka (Lá vai Kafka, em tradução
livre), que inclui as palavras que um jovem Urzidil — tinha vinte e oito anos
— pronunciou no funeral do autor de
Na colônia penal. Segundo Reiner
Stach, Urzidil foi o primeiro a apontar a “questão decisiva” sobre a
genialidade, afirmando: “Se houve um caso de absoluta congruência entre a vida
e a arte, tem sido o de Franz Kafka.” O livro, disponível em italiano e inglês,
está repleto de notas perspicazes sobre o escritor e sua época.
Fora do círculo de Kafka, nada de
Hans Natonek (1892-1963) foi traduzido; ele foi um proeminente editor do
Leipziger
Zeitung durante quase duas décadas. Em 1941 exilou-se nos Estados Unidos. O
seu trabalho jornalístico, reunido em
Im Geräusch der Zeit (No ruído do
tempo, em tradução livre) e comparado pelos críticos alemães contemporâneos a
ninguém menos que o de Joseph Roth, forma um afresco excepcional sobre a vida
política e cultural da República de Weimar. E foi também jornalista de F. C.
Weiskopf (1900-1955), de pai alemão e mãe checa, que nasceu e estudou em Praga,
onde se doutorou em filosofia. Para além dos romances, Weiskopf alcançou
verdadeira mestria nas suas “anedotas”, com as quais renovou uma tradição que
autores como Hebel ou Kleist tinham elevado à categoria de arte.
As anedotas de Weiskopf, inequívocas
nas suas intenções políticas — ingressou muito jovem no Partido Comunista Checo
e acabou por mudar-se para Berlim Oriental, onde faleceu — são obras precisas e
muitas vezes surpreendentes. Sob sua estrutura aparentemente simples — o autor
descobre algo e conta; às vezes faz-se referência à moldura, mas nem sempre —,
muitas vezes esconde-se um jogo literário sofisticado, muito sutil. Uma delas,
“Os irmãos de Ravensbrück”, foi escolhida por Reich-Ranicki como uma das
histórias mais representativas do pós-guerra alemão. E outra atração:
personagens como Anna Seghers ou Picasso desfilam pelos seus textos, ao lado de
soldados, guerrilheiros, heróis anônimos da Resistência ou sobreviventes do
Holocausto.
Comentários