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Mostrando postagens de março, 2023

Como era ser Franz Kafka

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Por Darío Villanueva   Embora no prólogo e o primeiro capítulo desta biografia se refiram a anos de 1910 e 1911 como os “anos decisivos” aqui referidos em detalhe são os quatro seguintes, até 1915. Durante este interregno, Franz Kafka manteve uma febril atividade literária, de criação e busca de um lugar e um nome na literatura alemã, graças sobretudo à ajuda de Max Brod e à atenção que lhe foi dada por Kurt Wolf, um editor de Leipzig.   Com ele publicou seu primeiro livro, Contemplação , ao mesmo tempo em que escrevia versões sucessivas de O desaparecido ou Amerika e de O processo , e enviava para impressão O foguista e, já em plena guerra mundial, A metamorfose . Mas no âmbito pessoal, o escritor mal concilia seu emprego de meio expediente no Instituto de Seguros de Acidentes de Trabalho do Reino da Boêmia, em Praga, com a gestão de uma fábrica familiar de amianto, e inicia seu caso amoroso, principalmente epistolar, com uma menina judia residente em Berlim, Felice Bauer, com quem,

A metade fantasma, de Alan Pauls

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Por Patricio Pron “Uma causa sem efeito” (mas também sem utilidade e sem propósito) leva Savoy a marcar visitas a apartamentos e casas sem planos de morada e, posteriormente, a comprar produtos de segunda mão de que não necessita através de uma plataforma de comércio eletrônico; o que você procura enquanto se submete a uma apresentação moderadamente entusiástica de “bijuterias, móveis velhos, quartos com cheiro de mofo, corredores cheios de roupas sujas, brinquedos e acessórios para animais de estimação, unidades de serviço equipadas como oficinas de bricolagem ou pronto-socorro para casais em crise” é algo que nem ele mesmo consegue compreender plenamente, embora, claro, não pare de pensar nisso: Savoy é mais um daqueles personagens “lúcidos e inúteis” que povoam a obra de Alan Pauls cuja inteligência e completude constituem um certo tipo de invalidez.   Mas a sua irrupção na vida alheia, o breve, sempre insuficiente vislumbre de uma existência possível, embora indesejável, que ganha

Triângulo da tristeza é um filme que naufraga por ser reacionário

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Por Alonso Díaz de la Vega   Quem começou a ver a filmografia de Ruben Östlund com The Square: A arte da discórdia (2017) talvez pense que ele é um crítico da burguesia. Nesse filme — o primeiro de dois a ganhar a Palma de Ouro em Cannes — o mundo da arte contemporânea recebeu o mesmo tratamento que os memes deram recentemente à feira de arte da Zona Maco: a caricatura do ready-made e a denúncia de os preços exagerados que qualquer comentarista de bancada virtual pode fazer. É fácil concordar perante um fenômeno tão excludente, mas o nível de argumentação é idêntico ao de quem diz que as caravanas de migrantes custaram aos contribuintes hospitais, escolas e estradas que, todos sabemos, existiam em abundância no dias antes do trânsito maciço de guatemaltecos e hondurenhos para os Estados Unidos. Ambos os discursos são exemplos da caricatura populista que tanto agrada à classe que se autopercebe fora do luxo e do bem-estar: a média.   Östlund não é um inimigo do privilégio; ele faz pa

Título de poeta maldito

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Por Raúl Cazorla Arthur Rimbaud. Desenho: Valentine Hugo. Satânicos, diabólicos, perdedores, obscuros, pestilentos, secretos, marginalizados, estranhos, dissolutos... Chame-os do que quiser: os poetas malditos receberam dezenas de atributos e, apesar da galáxia de conotações, parece que sabemos o que queremos dizer quando os descrevemos como tal. Há, porém, um abuso do termo, uma não sei quê de rótulo publicitário que não faz justiça a quem ganhou o título à base da vida levada em sótãos infectados, sifilítico ou publicando-se em edições manuscritas para quatro gatos pingados. Como disse Manuel Huerga, acredito, quão atraente e sedutora é a imagem do fracassado na ficção, mas é preciso ver quem está concorrendo para ser um na prática. E, a verdade, para ser um poeta maldito, é preciso uma boa dose de fracasso e derrota. É preciso um pouco de memória e retrospectiva, para ser exigente sobre as condições para conceder a condição de maldito. Não basta se vestir de preto; não basta arrasta

A revolução é melancólica: ler Jorge Edwards hoje

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Por Arturo Fontaine Jorge Edwards. Foto: Ulf Andersen   O real é sempre muito mais do que o real documentado. A intuição, imaginação, fornecem hipóteses, interpretações, conjecturas. A ficção é então uma forma de iluminar a realidade através da imaginação da realidade. Não é que a ficção invente um mundo à parte: nos romances de Jorge Edwards, a ficção é uma forma insubstituível de tentar compreender a realidade. Edwards escreve para entender.   Sua poética situa a ficção em relação à história. A tradição realista tem sido criticada, argumentando-se que se temos realidade, por que uma cópia? É uma velha objeção já levantada pelo velho Platão. Na melhor ficção de Edwards, a realidade aparece como algo a ser descoberto. A narrativa vasculha essa realidade que não se entrega facilmente. A verdade deve ser procurada através de aproximações sucessivas e imperfeitas. O estilo de Edwards incorpora esse espírito. As tentativas e conjecturas se sucedem.   A escrita de Edwards tem esse dom irred

Seis poemas de Robert Frost

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Por Pedro Belo Clara (Seleção e versões) Robert Frost. Foto: Alfred Eisenstaedt   CEIFANDO ( A Boy’s Will , 1913)   Nada se ouvia junto à mata, sendo isto a excepção: A minha gadanha à terra sussurrando. Que era que sussurrava? Não saberei dizer; Talvez o sol e seu calor fosse a questão, Talvez que nenhum som se estava escutando – E por isso sussurrava na vez de falar. Não foi nenhum sonho de dádiva das horas ociosas, Ou oiro fácil nas mãos de fada ou elfo a resplandecer: Algo mais que a verdade iria decerto fraquejar Diante do sincero amor que em filas a vala colocou, Não sem arrancar os frágeis picos de flores vaidosas (Pálidas orquídeas), e assustar uma cobra de verde avivado. O facto é o mais doce sonho que o labor experimentou. A minha gadanha sussurrou e o feno por fazer foi deixado.     REPARANDO O MURO ( North of Boston , 1914)   Há algo que não morre de amores por muros, Que faz o chão congelado inchar debaixo deles, E desarranja os pedregulhos do topo, ao sol; E cria falhas

Boletim Letras 360º #524

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DO EDITOR   1. Olá, leitores, desta vez, passamos apenas para deixar o recado de costume: sobre as possibilidades de apoio ao Letras .   2. Nosso projeto é feito e distribuído gratuitamente, mas precisamos pagar despesas mínimas para a manutenção do blog online, como domínio e hospedagem. E, para isso, a sua ajuda é importante. Para descobrir todas as formas de colaborar, basta ir aqui .   3. Entre essas formas de apoio, está a aquisição de qualquer um dos livros apresentados neste Boletim pelos links nele ofertados ou mesmo qualquer produto adquirido online usando este link .     4. Deixamos o desejo de um excelente final de semana, com boas leituras e algum descanso. Elizabeth Bishop. Foto: Yale Collection of American Literature.   LANÇAMENTOS   A vida de Elizabeth Bishop em uma prosa arrebatadora .   “A arte de perder não é nenhum mistério”, vaticinou Elizabeth Bishop em “Uma arte”, um dos seus poemas mais conhecidos. Nesta biografia fascinante, Thomas Travisano joga luz sobre a