A síndrome Paul Auster
Por Malcolm Otero Barral
Paul Auster Foto: Andrews Liechtenstein |
Se entendermos a ficção como uma
convenção entre o criador e o leitor ou espectador, a verossimilhança não é, em
si, um valor. Enquanto existe uma espécie de acordo tácito entre ambos, o grau de semelhança
com a realidade é irrelevante se o destinatário aceita o engano, se ele se
deixa levar. É, portanto, tolerável, deste ponto de vista, que Paul Auster faça
com que o menino protagonista de seu romance Mr. Vertigo tenha a
capacidade de voar. No entanto, há uma característica que os seus críticos
sublinham como meramente definidora e que é, ao meu ver, o ponto fraco de quase
toda a sua obra e um vício que se revela contagioso: o abuso do acaso. Não há
nada mais complicado do que juntar acontecimentos casuais. Essa concatenação de
eventos aleatórios supõe quebrar esse contrato implícito com o leitor e
negligenciar a mínima decência narrativa.
Ele mesmo se defende dessa
acusação no Dossiê de Paul Auster (Gérard de Cortanze) contrapondo o acaso à linearidade e
nos alertando para o que todos já sabíamos: que a vida é cheia de momentos
aleatórios que marcam o curso de nossas vidas. Mas sua desculpa se aproveita da
ambiguidade dos termos. Todos nós entendemos que as histórias, como a vida, são
cheias de contingências e que o fato de um personagem ser morto por um carro ou
ser salvo de um acidente por um atraso circunstancial é perfeitamente razoável.
O que não é admissível é que a narrativa avance e se resolva por eventos
fortuitos que alteram grosseiramente seus elementos fundamentais. Se, além
disso, o autor transforma a história em uma hipérbole do “efeito borboleta”
pelo qual tudo se relaciona, o que obtemos é um texto em que não é necessário
aprofundar os efeitos causais extremamente complexos, que são substituídos pelos
casuais.
Quase todas as suas obras são
exemplos dessas deficiências, desde Palácio da lua, de mais de trinta
anos atrás, onde uma coincidência leva o órfão Marco Stanley a descobrir que o
velho que ele contrata é na verdade seu avô, da maneira como que as peças se
juntam em Sunset Park.
Agora, é verdade que ele não é o
único. Guillermo Arriaga, o novo roteirista de três filmes de Alejandro
González Iñárritu e mesmo o diretor, é considerado um dos talentos mais
deslumbrantes do cinema latino-americano. E, se existe algo que demonstrou certa
genialidade ao unir histórias desconexas por detalhes aleatórios (novamente o
“efeito borboleta”), é em uma de suas produções mais famosas, Três enterros,
onde vemos mais claramente a síndrome de Paul Auster. Um resumo sucinto de
alguns trechos da trama serve de amostra: um policial de fronteira atira em um
estranho e, feliz coincidência, esse estranho acaba sendo o homem com quem sua
esposa o traía. Esse mesmo policial espanca severamente um imigrante ilegal que
tenta atravessar a fronteira para os Estados Unidos. Numa viagem posterior ao
deserto mexicano, o policial é picado por uma cascavel e, então, mais
coincidências, a mulher que o cura é a mesma migrante cujo nariz ele quebrou.
Mas há muitos outros autores que
fazem truques com o acaso. E ao abordar brevemente a crescente infantilização
da literatura e a simplificação dos filmes de sucesso, já se vê que é uma
fórmula de sucesso.
Paul Haggis, em 2004, impressionou o
público e a crítica com seu filme Crash. O filme era um compêndio de
todos os conflitos possíveis na cidade de Los Angeles: racismo, raiva, falta de
comunicação... Um daqueles filmes que nascem de vez em quando e que fingem ser
uma radiografia de todos os nossos males. Agora, para tantos sentimentos
diferentes caberem em duas horas de filmagens, ele teve que abusar do
aleatório. Em uma área metropolitana de mais de quinze milhões de habitantes,
os personagens, de todas as esferas da vida, se reúnem sem parar com o único
propósito de levar a ação adiante. O espectador, banhado em lágrimas pela morte
a tiros de uma menina ou pelo resgate de uma mulher ferida do incêndio, não percebe
o quão exageradas são as conexões entre os personagens.
Os defensores do “efeito
borboleta” e desse uso excessivo do casual costumam argumentar que o mundo é
muito pequeno e usam teorias como a do café e dos seis graus de separação com outro
ser humano na terra. E sim, a teoria funciona quando a pessoa escolhida é
Barack Obama ou Bill Gates, mas falha miseravelmente se procurarmos nossa
relação com um camponês da Estremadura ou de uma aldeia de Lugo.
A vida é infinita e confusa e a
ficção tem, entre outras missões, a de encapsular, ordenar e interpretar a
realidade em poucas páginas ou em alguns centímetros de celuloide. Explicar o que
acontece com os personagens sem mais vínculos do que o acaso torna as coisas
mais fáceis para o autor, mas viola a regra do devido porquê das coisas ao
leitor ou espectador.
* Este texto é a tradução livre de
“El síndrome Paul Auster”, publicado aqui, em Letras Libres.
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