História de um casamento, de Noah Baumbach
Por Pedro Fernandes Aqueles que guardam sua predileção pelo cinema europeu (no meu caso, não escondo a predileção pelos franceses) não deixarão de lamentar depois de ver ao filme de Noah Baumbach que o enredo não tenha sido executado pelos mestres do drama cinematográfico. A razão é simples: trata-se de um objeto que reúne todas as condições para ser um grande filme, mas a inaptidão para a narrativa, famosa entre os estadunidenses, rouba tal possibilidade e o que assistimos é apenas um dramalhão no melhor estilo Sessão-da-tarde , para utilizar um designativo popular entre nós sobre filmes que poderiam ser melhores. É de um sueco um trabalho que recupera a premissa de Noah Baumbach. De quase quatro décadas antes, Cenas de um casamento , de Ingmar Bergman, é, possivelmente, a melhor versão sobre o tema explorado neste filme de 2019. O diretor estadunidense sabe disso e não deixa de render vênias ao clássico não apenas na relação paratextual firmada pela assinatura do enre