Os clássicos nos fazem críticos
Por Carlos García Gual
Ulisses e as sereias. Otto Greiner |
Como destaca
Alfonso Berardinelli (em Ler é um risco), os livros que qualificamos como “clássicos” não foram escritos
para ser estudados e venerados, mas, antes de tudo, para ser lidos. O renovado
e largo fervor de seus leitores tem sido o que deu prestígio a alguns livros e
os mantém vivos ao longo dos séculos. Talvez por isso há quem acredita que
esses escritos de outros tempos não são de fácil acesso, são desatualizados e
distanciados de nós e mantidos única e exclusivamente por uma retórica acadêmica.
Contra tão vulgar prejuízo parece-me excelente o conselho de Berardinelli: “Quem
ler um clássico deveria ser tão ingênuo e presunçoso como pensar que esse livro
foi escrito precisamente para ele, para que ele se decidisse a lê-lo”. Cada clássico
convida a um diálogo direto, porque suas palavras não se perderam com o tempo,
e podem ser tão atrativos hoje como quando foram escritos, para quem se arrisca
a viajar sobre o tempo com sua leitura.
Ler um clássico
não apresenta maior risco que a leitura de algo atual de certo nível literário.
Isto é, exige uma vivaz atenção, e talvez certa lentidão, para chegar a captar com
precisão o que nos diz por cima dos ecos de sua voz baixa do passado. Mas além
das convenções de estilo, o que caracteriza um livro clássico é o fato de que
persiste em existir porque foi interessante, emocionante e capaz de sugerir
apaixonadas leituras entre os leitores de qualquer tempo. Classicus quer dizer em sua origem “com classe” ou “de primeira classe”,
segundo os mandarins da crítica; mas os grandes clássicos não requerem leitores
muito seletos nem com título especial, mas inteligentes e despertos, porque versam
sobre aspectos essenciais da condição humana. Um livro clássico é o que pode
reler-se uma e outra vez e sempre parece inquietante e sedutor porque nos comove
e questiona, às vezes no íntimo e, como escreveu Italo Calvino, “sempre tem
algo a mais que dizer”. Por isso se salvaram do grande inimigo de toda cultura:
o esmagador esquecimento (falo dos livros, mas vale o mesmo para os clássicos da
música ou das outras artes).
Acredito que
haja dois tipos de clássicos: os universais (que mantém seu vivaz impacto inclusive
através de suas traduções) e os nacionais (aqueles cujo prestígio está ligado à
frescura e beleza de sua língua de origem). Assim, Cervantes, Shakespeare e Tolstói estão no primeiro grupo; e Góngora e
Ronsard, melhor no segundo. É evidente que a lista canônica pode variar segundo
as épocas. Só os clássicos mais indiscutíveis sobreviveram às várias flutuações
da avaliação crítica. Virgílio e Horácio permanece, enquanto que Estácio
despareceu desde os finais da Idade Média, e o fabulista Esopo, já no século
XX. Os clássicos mais antigos do Ocidente são os gregos, que já os romanos liam
como tais e modelos a serem seguidos.
E em sua
sobrevivência os clássicos não vivem mumificados, mas sempre renovam sua mensagem. Porque
a interpretação não está fixa mas varia segundo as leituras numa tradição que não
só os preserva mas que os reinterpreta. Não lemos o Dom Quixote como os leitores do século XVII. A tradição literária
posterior pode modificar nossa concepção dos temas e personagens descobrindo
perspectivas diversas. Inclusive cada leitor pode matizar sua reinterpretação. Depois
de ler Kafka encontramos elementos pré-kafkianos nos autores antigos. (Isso acontece
também com os heróis míticos. A tradição renova máscaras sobre figuras literárias;
como acontece com Prometeu, Édipo, ou Fausto e Dom Juan, por exemplo).
Por outro
lado, também as descobertas dos estudos históricos nos fazem compreender melhor
um texto, ao descobrir novos aspectos de seu contexto e sua formação. Pensemos,
para dar só um grande exemplo, em tudo o que sabemos hoje do mundo que evocam o
contexto em que surgiram os poemas homéricos, isto é, sobre a Ilíada e a Odisseia. Agora conhecemos a época em que se forjaram esses cantares
e o modo de composição muito mais do que sabiam os eruditos de há um século e
meio e muito mais do que pensavam a respeito Platão e os filólogos de Alexandria.
Nosso conhecimento progrediu graças a três audazes personagens: Heirinch Schliemann
(que descobriu as ruías de Troia), Milman Parry (que estudou a técnica da épica
oral arcaica) e Michael Ventris (que decifrou o silabário micênico B). Nenhum
deles era um acadêmico nem um filólogo professional, mas com estupendas descobertas
abriram um novo horizonte em nossa visão sobre o homérico. Graças aos novos
dados arqueológicos conhecemos melhor essa Idade Obscura que, em sua nostalgia que
fazia um passado mais glorioso, deu um impulso decisivo à épica com o canto e o
culto dos heróis micênicos.
E, sem
dúvida, acima de todos esses estudos, o essencial respeito à sobrevivência de
Homero segue sendo a inigualável força narrativa de sua poesia. O que mantém
nossa lealdada à Ilíada e à Odisseia como perenes clássicos não é
seu panorama histórico nem o manejo magistral de fórmulas e epítetos de grande
tradição oral. É a magnânima recriação com que um poeta reconta os mitos heroicos
ao mesmo tempo que dá a esse legado mítico uma perspectiva de aura trágica com
figuras inesquecíveis. É a sensibilidade do leitor que salva do esquecimento
esse mundo de fascinantes heróis e fabulosos deuses, como fez ao longo de
tantos séculos e tantos modismos.
Há evidentemente
clássicos mais fáceis de ler, isto é, textos em que o leitor entra fácil e fica
logo marcado por seu singular encanto, clareza de estilo e sua fantasia ou
emotividade. Por exemplo, a Odisseia,
os poemas de Safo, Heródoto, O banquete,
de Platão, ou O burro de ouro de
Apuleio, para citar alguns autores antigos. Outros custam mais e inclusive
podem produzir certa recusa quando são mal eleitos ou forçados como leituras
obrigatórias em idades inoportunas, tornam-se árduos, difíceis de entender. Sem
dúvidas, a característica dos clássicos, bem escolhidos e enfocados, é que sua
leitura deia sempre na memória um terreno, uma pegada teimosa em nossa imaginação
e aguçam nosso olhar sobre aspectos importantes da vida.
De todos os
modos é preciso reconhecer o grande papel que tradicionalmente a escola assumia
na conservação e difusão desses livros de longo prestigio. Ainda o mantém, mas
de forma mutilada e desalentada. Que a escola deva ensinar o que significam –
para nós – os grandes livros, e estimular a sua leitura com entusiasmo para a
formação do gosto e a crítica pessoa, não acreditam alguns pedagogos nem sequer
os políticos do ramo, pouco ilustres. Essas leituras tropeçam em muitos obstáculos:
planos de ensino que reduzem a literatura à mínimas participações no currículo escolar,
professores com pouco ou nenhum simpatia pelos textos de outras épocas. Muito
bem analisa Marc Fumaroli em A educação
da liberdade. Por outro lado, nossos estudantes, com exceção de alguns
jovens, não frequentam os livros de muitas páginas, porque preferem as mensagens
mínimas e disponíveis em outros suportes.
Os clássicos
são inatuais: justamente isso é o que é mais valioso: falam de coisas que estão
muito além do presente efêmero e abrem outros horizontes e oferecem ideias
sobre o mundo que vão muito além do atual e cotidiano. E nos fazem críticos, céticos
e mais imaginativos.
Voltando a
algo já apontado. Ler os clássicos deveria talvez iniciar-se na escola, mas é
importantes relê-los ao longo da vida, porque, volto a sublinhar, sempre que
podemos estabelecer ou prosseguir o diálogo com eles. Um curioso exemplo é o de
David Denby, que conta sua experiência pessoal em Os grandes livros. Editor e escritor de sucesso, decidiu ensaiar
uma curiosa experiência: voltar a ler a fundo os clássicos. “Em 1991, 30 anos
depois de me matricular na Universidade de Columbia, voltei às aulas, me sentei
entre os estudantes de 18 anos e li os mesmos livros que eles. Juntos lemos
Homero, Platão, Sófocles, Kant, Hegel, Marx e Virginia Woolf. Aqueles livros...”
Parece-me um exemplo digno de se imitar: uma aventura que vale a pena ensaiar. E
cada um pode tentá-la. Os clássicos seguem aí, ainda nos falam e são de
tratamento amável.
Ligações a esta post:
* Este texto é uma versão livre para "Los clásicos nos hacen críticos" publicado no jornal El País.
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