Fôlego e classe*
Por José Lins do Rêgo
José Lins do Rêgo e a paixão pelo Flamengo. Não só é um dos maiores cronistas sobre o futebol, como um dos que primeiro introduz o esporte como elemento do romance. |
Muita gente me pergunta: mas o que vai você fazer no
futebol? Divertir-me, digo a uns. Viver, digo a outros. E sofrer, diriam os
meus correligionários flamengos. Na verdade uma partida de futebol é mais
alguma coisa que um bater de bola, que uma disputa de pontapés. Os espanhóis
fizeram de suas touradas espécie de retrato psicológico de um povo. Ligaram-se
com tanta alma, com tanto corpo aos espetáculos selvagem que com eles explicam
mais a Espanha que com livros e livros de sociólogos. Os que falam de barbarismo
em relação às matanças de touros são os mesmos que falam de estupidez em
relação a uma partida de futebol. E então generalizam: é o momento da falta de
espírito admirar-se o que homens fazem com os pés. Ironizam os que vão passar
duas horas vendo as bicicletas de um Leônidas, as "tiradas" de um
Domingos. Para esta gente tudo isso não passa de uma degradação. No entanto há
uma grandeza no futebol que escapa aos requintados. Não é ele só o espetáculo
que nos absorve, que nos embriaga, que nos arrasa, muitas vezes, os nervos. Há
na batalha dos vinte e dois homens em campo uma verdadeira exibição da
diversidade da natureza humana submetida a um comando, ao desejo de vitória. Os
que estão de fora gritando, vociferando, uivando de ódio e de alegria, não percebem
que os heróis estão dando mais alguma coisa que pontapés, cargas de corpos;
estão usando a cabeça, o cérebro, a inteligência. Para que eles vençam se faz
preciso um domínio completo de todos os impulsos que o homem que é lobo seja
menos lobo, que os instintos devoradores se mantenham em mordaça. Um preto que
mal sabe assinar a súmula, que quase que não é gente, assume uma dignidade de
mestre na posição que defende, dominando os nervos e músculos com uma precisão
assombrosa. Vemo-lo correr de um lado para o outro, saber colocar-se com tal
elegância, agir com tamanha eficiência que nos arrebata.
Vi Fausto, aquele que o povo chamava de "Maravilha
Negra", dentro de um campo, com trinta mil pessoas, com os olhos em cima
dele, vencendo adversários, distribuindo "passes" com o domínio de um
mágico. Era um rei no centro do gramado, dando-nos a impressão que tudo corria
para os seus pés e para a sua cabeça. Ouvi, outro dia, torcedor, homem do povo,
dizendo: "Ah! Como o finado Fausto não aparece outro. Aquele comia a
bola!". Aí está bem a imagem verdadeira, a imagem que diz tudo. Comer a
bola. É como se a bola fosse só dele, uma comida de seus pés de maravilha. O
que havia em Fausto é o que há em Brailowsky; é a perfeição da virtuosidade, é
gênio do artista que venceu as dificuldades com mais alguma coisa que o
exercício. Fausto não era só o homem feito pelo treino, era o dono de uma
fabulosa força nativa. O que dá a Brailowsky a sabedoria não é o cuidado com a
sua preparação, é o seu poder de ser da música como um instrumento feito de
carne e nervos. Um Fausto não se faz, nasce, projeta-se como obra de Deus.
Domingos é outro que é mestre desde os 19 anos de idade.
Quando apareceu em Bangu vinha para ser o maior de todos os tempos, uma
natureza de homem frio que trabalha como cirurgião. Não há na natureza dele o
brilho, a cor. É um mestre do claro-escuro. Domingos é dos que gostam de
machucar os nervos das multidões. Às vezes, ele brinca com fogo, arrasta o ser
arco a perigos iminentes. E lento como se quisesse matar os fãs do coração, ele
faz as suas "tiradas" que são verdadeiros golpes de vida ou morte.
Domínio de nervos e de músculos que nos deixa orgulhoso da espécie humana.
Mas, mais do que os homens lutam no gramado, há o espetáculo
dos que trepam nas arquibancadas, dos que se apinham nas gerais, dos que se
acomodam nas cadeiras de pistas. Nunca vi tanta semelhança entre tanta gente.
Todos os setenta mil espectadores que enchem um "Fla-Flu" se parecem,
sofrem as mesmas reações, jogam os mesmos insultos, dão os mesmos gritos. Fico
no meio de todos e os sinto como irmãos, nas vitórias e nas derrotas. As
conversas que escuto, as brigas que assisto, os ditos, as graças, os doestos
que largam são como se saíssem de homens e mulheres da mesma classe. Neste
sentido o futebol é como o carnaval, um agente de confraternidade. Liga os
homens no amor e no ódio. Faz que eles gritem as mesmas palavras, e admirem e
exaltem os mesmos heróis. Quando me jogo numa arquibancada, nos apertões de um
estádio cheio, ponho-me a observar, a ver, a escutar. E vejo e escuto muita
coisa viva, vejo e escuto o povo em plena criação.
Outro dia acabava de ler um artigo de Augusto Frederico
Schmidt sobre clássicos e modernos. Jogava o Flamengo com o Fluminense. Era uma
partida que os jornais chamavam de clássica. Então ouvi dois pretos na
conversa: "é o que lhe digo, esta história de futebol ensinando demais dá
em 'lero-lero'. No meu tempo futebol se jogava no campo. E a gente via um
Candiota, um Néri, um Mimi Sodré e fazia gosto. Agora não. O jogador entra em
campo com o jogo mandado. E dá nisso, neste 'lero-lero'."
Ao o outro negro falou: "Qual nada. Isto é classe". "Que classe,
que coisa nenhuma. São uns mascarados", foi dizendo o primeiro. "De
que serve a classe se eles não têm fôlego?"
Ouviu-se um grito tremendo de todo o estádio. Era Domingos que fazia uma tirada como um toureiro que matasse um touro bravo.
Ouviu-se um grito tremendo de todo o estádio. Era Domingos que fazia uma tirada como um toureiro que matasse um touro bravo.
"Este tem classes", disse o primeiro negro.
"É mas tem fôlego também", disse o segundo negro.
E aí estava todo o problema que eu e o poeta Schmidt
debatíamos: Fôlego e Classe.
* José Lins do Rêgo foi um apaixonado por futebol, sobretudo, o Flamengo, clube pelo qual era capaz de cometer todas as loucuras. Foi um dos primeiros romancistas a fazer do futebol elemento para o romance com a obra Água-mãe, publicado em 1941. Na primeira parte do livro é contada a história da paixão de Joca por futebol e seu futuro promissor no esporte. Divide com Nelson Rodrigues e Mário Filho o título do maior cronista esportivo da literatura brasileira com mais de mil textos do gênero publicados. "Fôlego e classe" foi publicada em Poesia e Vida, de 1945.
* José Lins do Rêgo foi um apaixonado por futebol, sobretudo, o Flamengo, clube pelo qual era capaz de cometer todas as loucuras. Foi um dos primeiros romancistas a fazer do futebol elemento para o romance com a obra Água-mãe, publicado em 1941. Na primeira parte do livro é contada a história da paixão de Joca por futebol e seu futuro promissor no esporte. Divide com Nelson Rodrigues e Mário Filho o título do maior cronista esportivo da literatura brasileira com mais de mil textos do gênero publicados. "Fôlego e classe" foi publicada em Poesia e Vida, de 1945.
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