Biologia do homem, de Jorge Reis-Sá
Por Pedro Fernandes
Já por aqui tive a grata surpresa de ler duas representações
em gêneros diferentes do escritor português Jorge Reis-Sá. A primeira
oportunidade foi o encontro com O dom,
um romance. A segunda foi com um livro de poesia Biologia do homem. A partir da primeira experiência, decidi incluir
o autor numa leitura comparada que resultou num curso que ministrei em 2011, se
não me deixa faltar a memória. A leitura de O
dom me deu pano para discutir a relação óbvia e direta que este romance
mantém com o Ensaio sobre a cegueira,
de José Saramago. A quem interessar saber mais dessa relação, pode ler aqui algumas notas que escrevi sobre.
Sei que Reis-Sá dispõe, do primeiro gênero, outros títulos, Por se preciso, Terra, Todos os dias. Que
somente estes textos superam em quantidade os títulos de poesia: além de Biologia do homem, À memória das pulgas da areia, Quase
e outros poemas de querença, A
palavra no cimo das águas. E mesmo tendo lido apenas dois textos
representativos de cada gênero, permitam-me que diga: Reis-Sá é um romancista
em formação, mas poeta nato. A quase-crítica precedida do elogio tem suas
razões: pode ser mera subjetividade (mas qual crítica não é um tanto
subjetiva), porque estive, de fato, muito próximo de uma voz autêntica que não
se desvanece diante de pares contemporâneos de tato e timbre poético mais
sedimentado como Herberto Helder, Ruy Belo, e outros admitidos pelo próprio
poeta num conjunto de notas publicadas ao fim do livro e sobre as quais darei
retorno mais adiante.
Há uma voz que diante dos outros mais se confirma como sendo
um tom novo e diga-se, condição rara, porque para quem escreve com um par tão
significativo sobre os ombros como é Fernando Pessoa, o inalcançável, e mesmo
entre os nomes que citei e outros – que são muitos – que compõem o extenso
mosaico da poesia portuguesa, ter voz que se possa chamar de sua (ainda que
minha afirmação seja aqui uma provisoriedade marcada pelo alumbramento com a
palavra), deixa de ser um simples elogio para ser uma responsabilidade.
Também já me explico porquê de ser uma responsabilidade.
Antes, deixem-me que apresente o corpo dessa obra, dividida entre duas partes:
caminho de candeeira, a primeira, e força de coriolis, a segunda. As duas
partes se compõe de elementos que definem – se não, dizem – do próprio poeta. A
primeira vai em direção do homem Jorge Reis-Sá, que afinal, é força vocal
transmutada no eu-lírico dos versos; a segunda em direção do poeta em si,
construído sobre uma bagagem de palavras que não são apenas os pares. Nem só
dessa poesia claramente desenhada sobre forma de verso-estrofe vive o poeta, e
se muitos não admitiram, Reis-Sá despe-se de qualquer temor e situa-se rodeado
de tantas outras influências tão importantes quanto estes. Todos são seus
pares: Mark Koselek e Elliot Smith (música), Ruy Belo, Alexandre O’Neill, Fiama
Hasse Pais Brandão e Mário Cesariny (poesia), Valter Hugo Mãe (embora este
também tenha já escrito/escreve poesia) Urbano Tavares, (romance).
Alguns desses são, inclusive, citados diretamente e mostrado
propositalmente pelo poeta nas já referidas notas no fim do livro, gesto este
que incopora pelo menos dois sentidos: um, a honestidade para com os da palavra
e um interesse em fazer-se entre
eles; outro, um rompimento com o segredo sobre as influências, como se dissesse
para o leitor mais curioso, toma, aí estão minhas bases, recorre a elas se de
fato queres uma compreensão mais acurada sobre mim. E está a composição do
homem-poeta ou sua biologia (com certa carga de autobiografia): o poeta é feito
de coisas comuns, que lhe são “caminhos de candeeira”, do lugar de inquietação
sobre o mundo, de sentimentos, de observação das coisas, de encontros com
nuances da vida, de intimidades, de sentidos e de palavras. Recorro a um dos
poemas neste livro que dizem – com toda clareza – sobre isso:
Todo poema
Todo poema é circunstância de um tempo e de um lugar.
Todo poema é memória dessa circunstância. Todo poema
é memória de um tempo e de um lugar. Todo poema é memória.
Sim, porque tudo aquilo que se define como “caminhos de candeeira”
é palpável apenas pela memória – que é disso que é feito também o poeta.
Fazê-la voz entre as vozes diversas de seu tempo é um tratamento dado a poucos.
E se antes afirmei que Reis-Sá consegue isso, é porque suponho saber de que ele
tem ciência disso e faz disso sua responsabilidade. Sabe tanto que joga com ela
para aquele que lhe lê, ou não serão propositais aquelas duas epígrafes
colocadas na abertura do livro: a primeira, de Fiama Hasse Pais Brandão, “Em
todas as presenças eu esperei/ a do leitor. Queria ver-lhe os cílios/ tremerem
com a mancha poética.”; a outra, de Manoel de Barros, “Para enxergar as coisas
sem feitio é preciso/ não saber nada./ É preciso entrar em estado de árvore./ É
preciso entrar em estado de palavra./ Só quem está em estado de palavra pode/
Enxergar as coisas sem feitio.”
Um jogo de mostra-se e
se esconde. É a mesma retórica do fingimento pessoano sob um ângulo
reinventado. O poeta toma da voz de Fiama para se por como entidade totalmente
nas mãos do leitor, quer que ele seja tomado pelo mesmo estado epifânico que
está tomado o poeta pela palavra. Quer que ele vislumbre o corpo do poeta aí,
despido. Mas não quer ser visto como coisa, quer ser palavra, somente palavra.
Nesse estado não é o poeta quem permanece, é somente a memória, afinal, “todo
poema é memória.”
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