Os desenhos de Ana Miranda
Quem estiver de posse de alguma edição dos romances de Ana
Miranda já editados pela Companhia das Letras, irá notar desde a capa, certa
excentricidade nos desenhos aí apresentados. E não tardará muito para saber a sua
autoria: a própria escritora.
Folha de rosto do romance Desmundo com ilustração de Ana Miranda. A capa e as 10 partes que compõem o romance são ilustrados com desenhos da escritora. |
O traço se beneficia de certa caracterização medieval ou do
surrealismo da xilogravura do nordeste; nunca estamos diante de uma figura
simples, mas híbrida que mantém um extenso diálogo com a narrativa; em Desmundo, por exemplo, cada uma das 10 partes do romance é
indicada por um desenho específico, que, logo vamos percebendo parece cumprir
com o trabalho de sugerir ao imaginário do leitor, primeiro, uma expectativa
pelo andamento do enredo, segundo, um elo entre as partes, e por fim,
constituir uma relação mais própria entre o visual e o verbal.
E o que a princípio terá parecido uma simples constatação,
essa intrínseca relação entre o desenho e a narrativa já serviu ponto de
pesquisa para uma dissertação de mestrado. Em Literatura e imagem: diálogos entre a narrativa e as ilustrações em Desmundo, de Ana Miranda, Gerson Esteves Guedes
corrobora com as observações iniciais que aqui fizemos: “As composições
gráficas (...) estão carregadas de informações e em constante diálogo com o
texto. Os desenhos priorizam não uma contextualização visual, mas uma representação
gráfica dos sentimentos e estados emocionais da protagonista do romance, seus
sonhos, dúvidas, desilusões, revoltas e alucinações estão ali representados em
cada ponto, em cada traço, o que, provavelmente só a própria escritora pudesse
representar com tamanha fidelidade à narrativa.”
Abaixo, um recorte com alguns de outros desenhos da escritora disponibilizados na sua página pessoal que pode ser acessada aqui; no Tumblr do Letras, disponibilizamos todas as 10 ilustrações que compõem as 10 partes do romance Desmundo. Para ver, basta ir aqui.
Comentários