Escritos rejeitados e um inédito de F Scott Fitzgerald
Por Pedro Fernandes
Borges integra lista dos que tiveram textos rejeitados já quando quase crescido. |
Todos os grandes escritores que conquistaram seu lugar no panteão já tiveram uma pedra no meio caminho alguma vez na vida. Segundo matéria publicada no Chicago Tribune, a alguns anos, a The Missouri Review encontrou nos arquivos da A. Alfred Knopf uma coleção de relatórios que documentam a rejeição da editora de vários trabalhos de autores notáveis.
Estão na lista O aleph, de Jorge Luis Borges, L'entrata in Guerra, de Italo Calvino (texto que desconheço tradução por aqui), Vendetta, de Joyce Carol Oates e The bell jar, de Sylvia Plath. Para ler sobre vá por aqui.
Nesse rol dos rejeitados, famoso é o caso de José Saramago quando escreveu seu segundo romance, Claraboia, que foi engavetado e depois do sucesso do escritor quando do recebimento do Prêmio Nobel de Literatura, em 1998, o contato para que fosse publicado, milagrosamente, se refez, ao que o escritor, claro, rejeitou a proposta até o fim de sua vida. O manuscrito acabou sendo publicado postumamente.
F. Scott Fitzgerald. The New Yorker repara o erro publicando 76 anos depois conto inédito do escritor. |
Pois bem, em 1936, F. Scott Fitzgerald enviou um texto ao The New Yorker e a revista imediatamente o rejeitou. Agora, 76 anos depois, já quando do sucesso do escritor, acaba de publicá-lo. Thank you for the light (ainda sem tradução no Brasil), conta a história
da Sra. Hanson, uma vendedora de espartilhos e cintas em seus quarenta anos que
se muda para uma nova cidade onde desaprovam seu vício em tabaco.
Engraçado é que entre os anos de 1929 e 1937, o próprio F. Scott
Fitzgerald teve publicado nas páginas da conceituada revista três contos e dois poemas.
O escritor, também recém-descoberto para o cinema, depois da
adaptação que chegou ao Oscar, O curioso caso de Benjamin Button, antes do fim de 2012 voltará às telas com a
adaptação de O grande Gatsby.
Ainda pelo mundo, outras coisas inéditas de Fitzgerald estão
a ser publicadas: na Argentina a revista Eñe também recupera uma entrevista
concedida pelo escritor a Juan José Saer e que nunca fora publicada. Por enquanto, vão aqui e leiam o conto de F. Scott Fitzgerald publicado na The New Yorker.
Comentários