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Mostrando postagens de junho 22, 2011

Miacontear - A infinita fiandeira

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Por Pedro Fernandes Se narrativa muito aprendeu com a poesia, não temos dúvidas desse “intercâmbio”. O maior aprendizado me parece ter sido não o manuseio com as palavras, mas a própria construção formal - estrutural - do texto. Também não sei precisar se isso foi um aprendizado com a poesia ou um aperfeiçoamento das próprias técnicas de narrar. Ideia para se estudar, é claro.  O que tenho observado nos textos de escritores contemporâneos, como Mia Couto, um modo peculiar dos seus narradores na condução e desfecho da narrativa. O movimento empreendido pelo fio narrativo se ajusta e muito ao movimento do fio da poesia. Trata-se de um movimento cíclico. Na narrativa, como tenho dito várias vezes, um círculo que é reta. Acho que já falei disso aqui noutra postagem e, se não me falta a memória, quando discorria acerca da narrativa de José Saramago, obra de onde me encontrei com essa suspeita. O fato dessa observação é que dou conta dessa questão em “A infinita fiandeira”; conto,