Um ano depois, um esboço sobre a face poética de José Saramago
Por Pedro Fernandes
Acrescido à edição vem ainda um catálogo em que é possível a leitura de um texto meu resultado de uma conferência e notas compostas para dois cursos sobre José Saramago que pude ministrar no correr deste intervalo de um ano. Nesse catálogo vem ainda uma entrevista realizada com o poeta e professor Horácio Costa, autor de José Saramago: o período formativo (Caminho, 1997), em que ele comenta sobre este seu texto bem como sobre a obra poética de José Saramago.
O trabalho ora apresentado é esforço de um ano e vem em parceria com professores de várias Instituições de Ensino Superior brasileiras (UFRN, UnP, UFPE, UFU, Universidade Presbiteriana Mackenzie, UERN, UFFS, UNESP, UFG, UnB), da Universidade Aberta de Lisboa, da Universidade de Lisboa, do Instituto Camões, da Fundação Calouste Gulbenkian, da Biblioteca Nacional de Portugal e da Cátedra de Estudos Saramaguianos da Universidad Católica de Córdoba, Argentina.
Capa da edição especial do Caderno-revista 7faces |
O material vem com ilustrações de artistas plásticos brasileiros e
portugueses que compuseram suas obras a partir das sugestões imagéticas da obra do escritor português, Prêmio Nobel de Literatura.
Acrescido à edição vem ainda um catálogo em que é possível a leitura de um texto meu resultado de uma conferência e notas compostas para dois cursos sobre José Saramago que pude ministrar no correr deste intervalo de um ano. Nesse catálogo vem ainda uma entrevista realizada com o poeta e professor Horácio Costa, autor de José Saramago: o período formativo (Caminho, 1997), em que ele comenta sobre este seu texto bem como sobre a obra poética de José Saramago.
O trabalho ora apresentado é esforço de um ano e vem em parceria com professores de várias Instituições de Ensino Superior brasileiras (UFRN, UnP, UFPE, UFU, Universidade Presbiteriana Mackenzie, UERN, UFFS, UNESP, UFG, UnB), da Universidade Aberta de Lisboa, da Universidade de Lisboa, do Instituto Camões, da Fundação Calouste Gulbenkian, da Biblioteca Nacional de Portugal e da Cátedra de Estudos Saramaguianos da Universidad Católica de Córdoba, Argentina.
Comentários