Os filmes de Fernando Pessoa




Já não é possível chamar Fernando Pessoa apenas de poeta, embora, é claro, sua obra do gênero seja a mais volumosa e também o melhor que produziu. Mas, constantemente, do trabalho desenvolvido pelo grupo coordenado por Jerónimo Pizarro descobrem-se coisas que não são da alçada do poeta, mas de um sujeito que experimentou todas as possibilidades de exercício da faculdade imaginativa. 

Exemplo disso é o anúncio agora da Casa Fernando Pessoa sobre a publicação de uma obra que traz à luz um homem metido com a arte do cinema.

A edição, introdução e tradução são de Patrício Ferrari e Cláudia J. Fischer; a tradução é porque grande parte do material agora apresentado foi organizado pelo próprio Fernando Pessoa em língua inglesa com o rótulo de Film Arguments. Além de roteiros em inglês, o multi-criador escreveu outros em português e em francês. 

O título editado preserva o nome dado pelo seu mentor, Argumentos para filmes.

Na edição, seis roteiros incompletos, escritos ainda na época do cinema mudo; quatro roteiros da década de 1920 (estes escritos em inglês e um deles com diálogos em português); outros dois redigidos posteriormente ao ano de 1917 (em francês e já publicados uma vez na França em 2007 num opúsculo com a tradução de outros dois roteiros escritos originalmente em inglês, estes também incluídos na referida edição).

O trabalho ora trazido a público desconstrói a ideia comum de que Fernando Pessoa não tinha simpatias pelo cinema; tese que, revelam os pesquisadores, só tinha fundamento porque os estudiosos sempre consideraram como argumento alguns excertos de poemas de Álvaro de Campos, textos e a correspondência de Pessoa em que se demonstrava alguma aversão do poeta pela sétima arte. É possível que o português tenha construído uma certa decepção pelo cinema por causa de projetos como estes nunca terem sido executados. Mas não era tanto.

As revelações de sua relação com a imagem provam que o poeta fez algum esforço, ainda mais imaginário que real para conseguir dar pulso aos seus projetos: entre 1919 e 1920, quis criar uma estúdio de cinema, batizado duas vezes, a primeira como Cosmopolis e depois como Grêmio de Cultura Portuguesa, este segundo mais interessado na propaganda. 

Na certa, via como resultava lucrativo os esforços do governo ditatorial na construção de um nome e de um poder à base do discurso neste último gênero. Uma empresa com esse interesse poderia servir ao governo e dos lucros servir aos filmes projetados por Pessoa? Supostamente.

Além dos dois projetos, passa pela sua cabeça a ideia de criar uma produtora que se chamaria Ecce Film; para este trabalho, chegou a criar até um logotipo, imaginou papéis timbrados, envelopes com o endereço ("Rua de S. Bento, ns. 333 e 335", local que, de fato era no seu tempo uma produtora de cinema). 

Tudo isto e mais o que revelam os pesquisadores em Argumentos para filmes, demonstra que Pessoa estava atento ao que se passava sobre o setor ao redor do mundo e tentava incluir Portugal nesse circuito também de vanguardas.

A edição é publicada pela Babel, do grupo Ática.


Fonte: Casa Fernando Pessoa.


Comentários

jlança-coelho disse…
PESSOA NÃO ERA UMA PESSOA,
MAS UM SER EXTRATERRESTRE,
COMO DISERAM DE DA VINCI.

QUE PESSOA EXTRAORDINÁRIA!
INTERESSADO EM TODOS OS ASSUNTOS.

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Letras 360º #579

Boletim Letras 360º #573

A bíblia, Péter Nádas

Palmeiras selvagens, de William Faulkner

Clarice Lispector, entrevistas

Boletim Letras 360º #577