Os últimos escritos de José Saramago




"Sim, será publicado. Creio que é um texto maravilhoso, cheio de humor, com uma profundidade e uma carga que merece que seja publicado. Mas não é um livro porque não ainda estava acabado. Não vamos enganar ninguém." O anúncio foi feito no último dia 8 de agosto por Pilar del Río, companheira do escritor em entrevista a João Céu e Silva.

O texto que, segundo ela, não deve ultrapassar as 50 folhas ainda não foi apresentado a nenhuma editora e ainda não tem data específica de quando será publicado.

Perguntada sob o espólio de correspondências de José Saramago, Pilar comenta: "Isso poderia ser um trabalho para cinco teses de doutoramento, pois a quantidade de cartas que lhe foram enviadas é impressionante."

E revela que o que será publicado muito em breve "será uma recolha de alguns artigos que se escreveram em torno da sua morte. Será intitulado Palavras para Saramago e é uma selecção de artigos de colegas do meu marido, escritores de todo o mundo."

Há possibilidades ainda que venha pelas mãos de Fernando Gómez Aguilera, quem cuidou da exposição A consistência dos sonhos, que chegue ainda uma compilação de frases do escritor português e fragmentos de declarações à imprensa.


Comentários

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

A poesia de Antonio Cicero

Boletim Letras 360º #610

Boletim Letras 360º #601

Seis poemas de Rabindranath Tagore

Mortes de intelectual

16 + 2 romances de formação que devemos ler