Ana Luísa Amaral: sentou-se ao meu lado e subiu à tribuna
Por Pedro Fernandes
1. Os leitores que por acaso gostarem de frequentar este espaço já deverão está cansados de ler essas notinhas sobre nomes da literatura ou dos estudos literários com os quais travei contato ou pude apreciar durante o Congresso da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa realizado em setembro de 2009, em Salvador. Sim, porque antes de Ana Luísa Amaral falei aqui sobre Maria Teresa Horta, Cleonice Berardinelli e Manuel Rui.
2. Assim, como os dois primeiros nomes sobre os quais redigi notas para o Letras, já conhecia alguma coisa da poeta portuguesa a partir da obra Entre dois rios e outras noites. Mas, sempre desatento a associar obra à face dos autores, o encontro com Ana Luísa Amaral diferiu do contato com Maria Teresa Horta e Manuel Rui. É anedótico até, mas vou registrar porque se trata de uma grata surpresa.
3. Num dos dias do congresso uma senhora me pergunta, gentilmente, se na cadeira do meu lado não havia alguém. Na resposta negativa, sentou-se ao meu lado. Pela expressão da fala, soube, claro, que não era brasileira. Mas, foi só no último dia do evento, que estava anunciado a fala de Ana Luísa Amaral, que se deu a surpresa. Apesar do cansaço de uma semana inteira entre o ir e vir de momentos acadêmicos como este, tive a curiosidade de ocupar uma das cadeiras do auditório para ouvi-la falar.
4. E, para minha surpresa, quem sobe à tribuna? Ninguém menos do que aquela senhora que sentara ao meu lado dias antes. Foi uma conferência pungente, revelando o quanto de poeta há no tom professoral de Ana Luísa Amaral. Revivi o mesmo encantamento da fala de Maria Teresa Horta porque cada poro das palavras por ela proferidas respirava poesia.
5. E digo isso pensando na poesia enquanto força original de ver o mundo, de exprimir e comunicar. E sei que o verdadeiro poeta são os descobrem certos e novos aspectos da realidade.
6. Nascida em Lisboa em 1956, Ana Luísa Amaral é professora de Literatura e Cultura Inglesa e Americana na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Até o momento, é ganhadora do importante Prêmio Literário Casino da Póvoa, atribuído no âmbito do encontro de escritores de expressão ibérica Correntes d'Escritas na Póvoa de Varzim, com a obra A Génese do Amor. Em Salvador trazia na bagagem para lançamento Se fosse um intervalo. Mas, já publicou, além dos títulos que citei aqui, Minha senhora de quê, Coisas de partir, E muitos os caminhos, As vezes o paraíso e A arte de ser tigre.
7. Do livro apresentado em Salvador, recorto a seguir três poemas:
CONSTELAÇÕES
Usamos todos
a ilusão
de fabricar a vida:
história, constelações
de sons e gestos
de fabricar a vida:
história, constelações
de sons e gestos
Usamos todos
a suprema glória
do amor: por generosidade
ou fantasia, ou nada, que de nada se fazem
universos
do amor: por generosidade
ou fantasia, ou nada, que de nada se fazem
universos
Usamos todos
mil chapéus de bicos
mal recortados e de encontro
ao sol:
mal recortados e de encontro
ao sol:
o nosso mais perfeito em franja e bico
e um arremedo tal e seicentista
que ofuscando-se: o sol
Usamos todos
esta condição
de pó de vento, ou de rio
sem pé: único dom de fabricar o tempo
em raiz de palmeira
ou de cipreste
de pó de vento, ou de rio
sem pé: único dom de fabricar o tempo
em raiz de palmeira
ou de cipreste
UMA COISA SEM TÍTULO E APÓCRIFA
Um Moisés
decepado
segurando nos dentes
bordão curto demais
para nascente
decepado
segurando nos dentes
bordão curto demais
para nascente
Um arbusto tão curto
que o seu fumo crescesse
para logo morrer
e nunca mais
que o seu fumo crescesse
para logo morrer
e nunca mais
Luminosas partículas de pó,
Abraão sem sequer
a dádiva de
sonho
Abraão sem sequer
a dádiva de
sonho
Espaços de projecção como em cinema,
partículas de pó iluminadas:
o invisível pó que se respira em vão
em desertos de fé,
salas vazias
partículas de pó iluminadas:
o invisível pó que se respira em vão
em desertos de fé,
salas vazias
E uma coisa sem título
e apócrifa
nem sequer hora sexta
mas uma
(tão prosaica)
da manhã
e apócrifa
nem sequer hora sexta
mas uma
(tão prosaica)
da manhã
ENCENAÇÕES E QUASE VOOS
Uma luz
construída
ilumina
esses santos,
cada um sem o halo,
mas pombo circundante
na cabeça
ilumina
esses santos,
cada um sem o halo,
mas pombo circundante
na cabeça
São quatro
santos no cimo
da igreja,
e cada um dos pombos escolheu
a face mais marcada,
os caracóis de pedra
que fossem mais macios
da igreja,
e cada um dos pombos escolheu
a face mais marcada,
os caracóis de pedra
que fossem mais macios
Talvez não
sejam santos,
mas apóstolos, tão de barroco,
e o seu gosto a vestir:
um excesso de desvio
quase pecado
mas apóstolos, tão de barroco,
e o seu gosto a vestir:
um excesso de desvio
quase pecado
Apóstolos ou
santos,
os pombos circundantes na cabeça
são halos delicados
que, julgando-se em céu,
vêem quase metade da cidade,
a meio: o rio e os telhados
de casas
os pombos circundantes na cabeça
são halos delicados
que, julgando-se em céu,
vêem quase metade da cidade,
a meio: o rio e os telhados
de casas
Fingindo-se
de mão a abençoar,
são adereço de um teatro
inteiro:
caos encenado
ou um perfil egípcio
são adereço de um teatro
inteiro:
caos encenado
ou um perfil egípcio
E os
caracóis solenes e sombrios
convidam ao pecado
e convocam-me aqui: noite de verão,
a liquidez do olhar:
convidam ao pecado
e convocam-me aqui: noite de verão,
a liquidez do olhar:
Eu não
poder,
em pedra,
em pedra,
abrir as
asas
Comentários