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Mostrando postagens de fevereiro 11, 2009

Estamos sem a revista Entrelivros e o que resta?

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Por Pedro Fernandes  O mercado editorial brasileiro é muito pobre em publicações de qualidade. Quando estreou por cá a publicação de uma revista preocupada apenas com livros e literatura, vibrei. Era a revista Entrelivros . Saía pela Duetto Editorial e a duras penas consegui comprar alguns números e colecionar alguns especiais. Mas, o que aconteceu não sei: as edições findaram depois de três anos e de 32 números. Ficaram outras publicações. Mas, concordemos, que o conteúdo não é tão completo como era o da Entrelivros . Outro dos males no Brasil, além da qualidade do que se publica, é nossa falta de vocação para o estabelecimento de projetos dessa natureza a longo prazo como é possível encontrar em outros países. Queixas à parte, fiquemos agora com o que podemos ter.  Agora podemos dispor gratuitamente do material on-line - e isso é novidade! - do acervo de uma das mais importantes revistas, que não chega ao padrão Entrelivros , mas merece a divulgação. Ficou sendo o que dispom

A expressão Aluísio Azevedo 90 anos depois

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Por Pedro Fernandes Cena de O cortiço . O livro de Aluísio Azevedo foi adaptado por Francisco Ramalho Jr. em 1978. ao tingir com tintas fortes e pinceladas rudes, por vezes, mas duma poeticidade única, Aluísio Azevedo entrava em definitivo para o rol da história literária como o Zola brasileiro Há pouco mais de um século o escritor francês Émile Zola publica O romance experimental. Essa obra inaugura novas vertentes no campo da Literatura, que a crítica literária logo tratou de conceituar como Naturalismo. Esse movimento estético literário foi como uma espécie de desdobramento da estética realista. Tal como defendido por Zola, o romance naturalista seria aquele que se preocuparia em apresentar e discutir temas comuns ao homem como patologias sociais, sem pudor, de modo semelhante a um cientista cético que tem o interesse de tocar e remexer numa ferida a título de discernir o cerne da doença. Já quanto ao Realismo, usando de um recurso visual do crítico brasileiro Mass