De Gabriel a Noel, uma festa na terra outra no céu, de Paulo Martins
De Gabriel a Noel: um livro em forma de homenagem
O poeta e compositor Paulo Martins presta uma homenagem a antigas e novas referências da Música Popular Brasileira na obra De Gabriel a Noel: uma festa na terra e outra no céu.
A obra é composta por 49 letras referentes aos conjuntos das principais obras de vários mestres da MPB vivos e imortais. “O livro é uma invenção singela, especialmente destinada a uma clientela que na certa gosta de MPB, e está repleto de criatividade, sobriedade, sensibilidade, versatilidade e originalidade”, comenta Paulo.
O autor conta que o livro De Gabriel a Noel: uma festa na terra e outra no céu foi escrito a partir da criação de histórias baseadas nesses conjuntos e nas vidas dos músicos, com o intuito de eternizá-los, evidenciando plenamente seus perfis artísticos e retratando diferentes realidades que sequer foram um dia imaginadas por ele.
Entre os nomes homenageados por Paulo em sua obra estão: Pixinguinha, Tom Jobim, Cartola, Noel Rosa, Vinícius de Moraes, Chico Buarque, Lulu Santos, Raul Seixas, Rita Lee, Gabriel o Pensador, Renato Russo, Marisa Monte, Seu Jorge, Zélia Duncan, entre outros.
Para Paulo, o mundo artístico da MPB traduz fielmente a nossa riquíssima diversidade cultural, respeitando as diferenças de estilo, ritmo e gosto de oriundas de nossa gente. “Com base nisso, busquei inovar, sem querer popularizar algumas de suas principais estrelas imortais e atuais, visando aproximá-las cada vez mais de seus incondicionais admiradores”, explica o compositor.
Quando assistia ao programa Altas Horas, da Rede Globo, em um dia de 2007, Paulo teve a idéia de escrever seu primeiro livro. “Na ocasião, assisti um compositor da velha guarda carioca, cujo nome não lembro, fazendo uma homenagem a outro compositor. A partir daí, pensei que eu também poderia homenagear muitos nomes da nossa música, os quais admiro”, explica Paulo.
Então, em agosto do ano passado, o autor deu início a pesquisas para constituição do título De Gabriel a Noel: uma festa na terra e outra no céu. Paulo buscou informações sobre as letras das músicas dos compositores e criou novas letras, presentes na obra, a partir dos títulos das composições. “Somente três artistas são exceção, pois me baseei em suas histórias de vida para criar as letras. São eles: Luiz Gonzaga, cuja canção que escrevi para o livro cita apenas uma composição sua, que é Asa Branca; Elis Regina, que aproveitei para homenagear, na mesma música, sua filha, Maria Rita; e Martinho da Vila, cuja canção compus a partir de sua criatividade e também homenageei a sua filha, Martinália”, ressalta o escritor.
Através do livro De Gabriel a Noel: uma festa na terra e outra no céu, Paulo Martins conquista não apenas os fãs dos mestres da música brasileira presentes na obra, mas também os entusiastas de outros estilos musicais.
Comentários