Mídia e sociedade (desconstruindo o sensacionalismo)
Por Pedro Fernandes
O artigo "Mídia, BBB e sociedade" despertou uma outra visão,
necessária de ser exposta como inversamente proporcional àquela uma vez
escrita. Enquanto afirmava que a mídia televisiva cumpre um papel comedido,
estrito ou que ela comporta-se em prol do belo, do sensacionalismo e do
espetacular, por isso só, fui levado a enxergar minha própria opinião sobre
outro ângulo, a título de aventurar-se ainda mais nesse objeto de análise.
Naquele artigo, a posição em que me coloquei foi na de sujeito enquanto ausente
do objeto-mídia (em posição externa); aqui, pretendo vestir o avesso e
analisá-lo como sujeito imbricado no conjunto de engrenagens que o comporta.
Basta que tomemos como afirmativa a necessidade de unir massas em torno
de si em busca do elemento número um, a audiência, para percebermos que todas
as emissoras sentem a necessidade de exibir as mesmas coisas, só que do ponto
mais dramático, do fulcro, do furo de reportagem, da realidade escancarada e
nua nas novelas (e é por isso que vêm os reality shows) ou do
inusitado, do trágico. É a exposição do cotidiano que dá audiência: paira o
sensacionalismo. Explicam-se aí os índices globais para as novelas a Manoel
Carlos ou jornais X. No caso dos jornais, quantas vezes não já nos deparamos
com a mesma reportagem, praticamente, em determinada época do ano? (costumo
mesmo dizer que só mudam os repórteres, o texto é paráfrase do antigo). A
grande jogada, o grande furo encontra-se aí, na padronização do cotidiano.
Existe, pois, uma tentativa de homogeneização, que se não se está presente
apenas na programação, mas nas próprias emissoras com suas programações; os
elementos aqui envolvidos, as emissoras, fazem o possível e o impossível para
se sobressaírem. Buscam pelo espaço e não por espaço. Por esse viés, enxergamos
a mídia televisiva como escrava da própria mídia televisiva. É tudo um jogo de
ir-e-vir de poderes simbólicos, como bem categoriza Pierre Bourdieu, sociólogo
francês, em uma de suas palestras no Collége de France. A mídia
busca o escravizar porque ela própria expõe uma escravidão para com ela mesma.
É todo um jogo, também, de estruturas mentais do ver-pensar. A mídia não se põe
alheia ou estritamente culpada pela futilidade, ela ajusta-se às estruturas do
próprio público. O inusitado que se pôr longe do público não faz sucesso, uma
vez que o sucesso é o próprio público.
Retomemos o caso do BBB. Por mais que a
mídia insista em X para ganhar o prêmio porque o sujeito é bonito ou possui
chances com o mercado televisivo, ainda assim o público brasileiro, com
espírito à Tereza de Calcutá, procuraria valorizar e dar oportunidade ao
candidato Y se este se mostrar carente, necessitado, injustiçado. Não foi à toa
então que em edições pré-BBB 7 escolheram-se candidatos aleatórios aos padrões da
casa, na edição em voga detonou-se isso, já que os ganhadores eram justamente
representantes do povo.
Por tal atitude depura-se que a TV enquanto monopolista senhora escrava
busca impor o que deve ser padrão (no vestir, no falar, no comer, no agir, no
comportar-se etc.). É uma forma inconsciente de conscientemente dar
continuidade ao processo de dominação simbólica que ela própria vivencia. A
estratégia é jogar fatias da realidade, as mais chocantes possíveis, sem
reflexões, a fim de sobressair das amarras homogeneizantes que existem no próprio
espaço midiático.
Uma outra questão ainda inserida no bojo mídia televisiva enquanto
formadora de opinião está no mostrar apenas um lado da questão. Isso acontece
porque toda e qualquer cadeia de televisão está à frente de interesses outros
que não os da própria mídia televisiva, uma vez sê-la está moldada pelo campo
econômico; a prioridade em seguir o lema do tudo pela audiência parte
justamente dessa esfera capitalista.
Só enxergo no breu da questão uma maneira em que esse papel midiático
contemporâneo seria revisto, até modificado e utopicamente ruiria; seria quando
os próprios sujeitos, peças da engrenagem social chamada público, passassem a
fazer uso do pouco poder que ainda lhe resta na mídia, para na mídia levá-la ao
repensar da mídia enquanto mídia. Caracterizo tal fato de utopia porque a
população parece tão compenetrada como suas individualidades que as questões
político-sociais, e esta é uma, que diz respeito a todos, são postas de lado.
Algo desse tipo deveria ser extremamente sutil, levado pela lógica do cavalo de
Tróia.
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